Desde maio, evento percorre o Brasil em ação pelo meio ambiente
Belém, PA - Em um contexto em que o mundo volta sua atenção para o Brasil, a Vigília pela Terra chega em Belém do Pará em uma mobilização inter-religiosa e cultural que une fé, espiritualidades e cultura em ação por justiça climática. A Praça Batista Campos foi escolhida para ser palco deste encontro, que será realizado na próxima quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 17h30.
O evento vai reunir diferentes lideranças religiosas representantes de mais de 10 tradições religiosas e espirituais, de povos originários, movimentos sociais, artistas, ambientalistas, coletivos e ativistas para uma celebração inter-religiosa em defesa da Terra. O encontro é promovido pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER) e ocorrerá no âmbito do Tapiri Ecumênico e Inter-religioso COP 30.
A concentração do evento será às 17h30 com um rito simbólico de encontro das águas de diversos lugares por onde o evento passou antes de chegar a Belém. Entre os destaques da programação estão a apresentação do Grupo de Atividades Culturais Ayrakyrã, com um tradicional Carimbó, além do bloco “Vozes pela Terra”, que reúne manifestações de lideranças de diferentes espiritualidades e religiões com falas, reflexões e expressões artísticas.
Desde maio, a Vigília pela Terra percorre o Brasil conectando diferentes vozes, culturas e tradições religiosas em defesa do meio ambiente. A ação teve sua abertura simbólica em Brasília, durante o Acampamento Terra Livre, seguindo para a região Sul do país, em Porto Alegre, depois passou por Rio de Janeiro, Manaus, Natal e Recife. Agora chegou a vez de Belém receber esta ação inter-religiosa que une fé e clima.
Para o Diretor Executivo Adjunto do ISER Clemir Fernandes, realizar um evento que une fé e meio ambiente durante a Conferência do Clima, é reafirmar a integridade e a integralidade da vida tanto em dimensão espiritual quanto científica e política. “Nossa missão é promover bem-estar e justiça socioambiental para todas as pessoas e para tudo o que há no planeta”, afirma.
Em junho de 1992, o ISER promoveu a primeira Vigília Inter-religiosa em defesa do meio ambiente. O encontro foi realizado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92). Durante 12 horas, cerca de 30 mil pessoas e 300 lideranças religiosas se reuniram e realizaram celebrações de 25 tradições religiosas e espirituais diferentes.
A mobilização deu origem ao Movimento Inter-Religioso (MIR-RJ) e resultou no documentário ‘Uma Noite Pela Terra’, disponível no canal do Youtube do ISER. Em 2025, a Vigília pela Terra reuniu centenas de pessoas em todas as regiões do Brasil, mobilizando pautas ambientais em diferentes contextos dos territórios brasileiros.
Durante a COP 30, o ISER também está co-responsável pela realização de eventos em parceria com o Tapiri Ecumênico e Inter Religioso COP 30, que serão realizados nos dias 12 a 15 de novembro, em espaços da Igreja Anglicana de Belém.
No dia 11 de novembro, o ISER estará presente no Pavilhão do Brasil, em parceria com organizações e redes que atuam na conexão entre Fé e Clima, para participar do painel Justiça Climática, implementação de NDCs e a contribuição dos grupos de fé. Além de participar das atividades da Cúpula dos Povos.
Para a Coordenadora de Meio Ambiente e Religião do ISER Isabel Pereira, a COP 30 vem sendo considerada um marco mundial fundamental para o enfrentamento da crescente crise climática.
“Apesar das limitações dos avanços por meio das negociações durante a conferência, temos a oportunidade de fazer o tema chegar a mais pessoas. A população precisa estar convencida da necessidade de enfrentar esta crise e do potencial transformador que sua mobilização pode causar neste cenário, especialmente considerando seus territórios e agendas locais”, pondera.
A Conferência do Clima será realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém do Pará, na Amazônia brasileira, dos dias 10 a 22 de novembro. A conferência reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações que combatam as mudanças climáticas, proponham políticas públicas de justiça climática, apresentem inovações tecnológicas e de financiamento para adaptação e mitigação dessa crise e mais.
Serviço
Vigília pela Terra
Data: 13 de novembro
Local: Praça Batista Campos
Horário: 17h30
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.