Número de visitantes é superior 33,7% na comparação com o mesmo período no ano de 2022. Os dados são do Dieese Pará e da Secretaria de Turismo
Tradicional festividade religiosa no mês de outubro, o Círio de Nazaré deve atrair ao Pará mais de 80 mil turistas de outros estados e países no período da quadra nazarena. O número é superior 33,7% na comparação com a vinda de visitantes para o evento, no ano de 2022. Os dados são da pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese Pará) e pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
O evento do segmento do turismo religioso deve injetar na economia estadual cerca de U$ 30,6 milhões, ou R$ 150 milhões, na cotação atual do dólar Brasil. Esse volume de recurso surge dos gastos médios estimados pelos turista que vêm ao Pará.
Maranhão, Ceará e São Paulo lideram ranking de turistas no Círio
A pesquisa apontou o seguinte ranking de turistas para o Círio em 2022: Maranhão (15,6%), Ceará (14,4%), São Paulo (12,2%), Amazonas (9,1%) e Rio de Janeiro (6,5%). Os principais meios de hospedagem são hotel (47,45%), casa de parentes (31,55%) e casa de amigos (16,87%).
Já os meios de transporte mais utilizados pelo turista para chegar à festividade são avião (78,10%), ônibus de empresa (12,15%) e automóvel particular (5,81%). A grande maioria do visitantes, ou seja, 58% dos entrevistados viaja em família.
Um fato que chama grande atenção na pesquisa é que 97% desses turistas tem intenção de retornar a Belém por ocasião do Círio de Nazaré. O que mostra a força da festa religiosa como evento turístico, cultural e religioso.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, a pesquisa é importante para que Belém consiga aprimorar a receptividade aos turistas e já mostrar o que pode oferecer futuramente como sede da COP-30.
“Com base nessa pesquisa podemos melhorar ainda mais a qualidade do receptivo. Um total de 97% desses turistas querem voltar. Isso é um fato grandioso. Estes números contribuem para que possamos melhorar nossas estratégias de políticas públicas no Turismo e ainda o direcionamento do marketing turístico, na atração de novos visitantes e reforço da imagem junto àqueles que já estiveram aqui. A pesquisa permite conhece melhor esse turista religioso”, destacou o secretário.
Supervisor técnico do Dieese Pará, Everson Costa observa que os números levantados são promissores. “Com um cenário econômico bem mais positivo este ano e com 14 romarias nazarenas grandes, as expectativas em torno da movimentação de todos os setores econômicos estaduais, principalmente, os de Serviços. Há destaque para as atividades turísticas, Comércio, Indústria e Agropecuária”, afirma.
Outros atrativos – A pesquisa feita por Dieese e Setur também mostra que a maioria dos turistas tem uma estadia média de 5 a 9 dias no Pará e busca, pela ordem, conhecer os seguintes atrativos turísticos da capital paraense: Basílica de Nazaré, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Portal da Amazônia e Mangal das Garças. Sobre outros locais e destinos no estado, Marajó (19%), Salinas (15%), Marudá (9%), Bragança (8%), Combu (8%), Barcarena (8%) e Marabá (7%) apareceram nas preferências dos turistas entrevistados.
O levantamento também apontou como pontos positivos do chamado "Destino Belém", a religiosidade, hospitalidade, gastronomia, belezas naturais e cultura, enquanto como pontos a melhorar foram apontados a limpeza da cidade, segurança, transporte urbano, infraestrutura e informação.
Agência Pará
Foto: Marcelo Seabra/Ag.Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.