Rio de Janeiro, RJ, e Belém, PA - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta sexta-feira, 7, as duas primeiras rodadas da Copa do Brasil, que novamente contará com 92 equipes, 12 delas entrando somente na terceira fase, quando os jogos se tornam mata-matas de ida e volta. O torneio terá recorde de premiação, com mais de R$ 500 milhões divididos entre os participantes e sem vantagem de empate.
A Copa do Brasil é considerada a competição mais democrática do País por dar oportunidade a representantes de todos os estados. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, acompanhou a definição dos primeiros 40 jogos, ao lado de muitos dirigentes de entidades e de clubes.
O Pará no torneio
Dos quatro representantes paraenses no torneio, três entram em campo no próximo dia 19 de fevereiro. Em Marabá, o Águia recebe o Fluminense-RJ. O Remo vai a Roraima enfrentar o GAS. E, em Belém, a Tuna Luso encara o Sampaio Corrêa, do Maranhão. Este ano, a vantagem do empate não mais favorece o time visitante. Caso o placar termine empatado, a vaga à próxima fase será decidida nos pênaltis.
Vale ressaltar que a Copa do Brasil é mais um oportunidade de vitrine nacional para Remo e Águia de Marabá. As duas equipes foram eliminadas, esta semana, da Copa Verde, onde também tinham perspectivas de avançar às próximas fases. Para as duas equipes, trata-se de questão de honra chegar mais longe dessa vez.
Calendário
As partidas da primeira rodada serão disputadas em dois meio de semanas, entre os dias 19 e 26 de fevereiro, e definirão 40 classificados à segunda jornada, na qual sairão os 20 que se juntarão aos 12 já garantidos na terceira fase: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia (se garantiram por disputarem a Libertadores), Cruzeiro (pela nona posição no Brasileirão), Santos (campeão da Série B), CRB (campeão da Copa do Nordeste) e Paysandu (Campeão da Copa Verde).
O calendário da Copa do Brasil, na qual o Flamengo defende o título, está todo definido. A segunda fase será entre 5 e 12 de março; a terceira fase, já com duelos de ida e volta, ocorre nas semanas de 30 de abril e 21 de maio, as oitavas nas semanas de 30 de julho e 6 de agosto, quartas nas semanas de 27 de agosto e 11 de setembro, semifinais dias 5 e 19 de outubro e finais dias 2 e 9 de novembro.
Confira os 40 jogos:
ASA-AL x Atlético-GO
União Rondonópolis-MT x Vasco
Pouso Alegre-MG x Athletico-PR
Porto Velho-RO x Cuiabá
Maringá-PR x Juventude
São Raimundo-RR x Grêmio
Sousa-PB x Red Bull Bragantino
Cascavel-PR x América-MG
Tocantinópolis-TO x Atlético-MG
Águia de Marabá-PA x Fluminense
Tuna Luso-PA x Sampaio Corrêa-MA
Humaitá-AM x Operário-PR
Ceilândia-DF x Coritiba
Sergipe-SE x Ceará
Concórdia-SC x Ponte Preta
Maranhão x Vitória
Operário-MS x Criciúma
Inter de Limeira x Vila Nova-GO
Trem-AP x Brusque-SC
Operário-VG x Sport
Boavista x CSA
CSE x Tombense
Maracanã-CE x Ferroviário-CE
Parnahyba-PI x Confiança-SE
Portuguesa x Botafogo-PB
Santa Cruz-RN x Náutico
GAS-RR x Remo
Rio Branco de Venda Nova-ES x Amazonas
Olaria x ABC
Rio Branco-ES x Novorizontino
Votuporanguense x Aparecidense-GO
Jequié-BA x Retrô-PE
Barcelona-RO x Nova Iguaçu
Guarany de Bagé-RS x Altos-PI
Capital-DF x Portuguesa-RJ
União-TO x América-RN
Barcelona de Ilhéus-BA x Athletic-MG
Oratório-AP x São José-RS
Independência-AC x Manaus
Dourados-MS x Caxias
Foto: Divulgação/CBF