A falta de acesso ao crédito é o principal obstáculo para o crescimento dos micro e pequenos empreendedores brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras. Esse problema foi apontado por 32% dos entrevistados. No estudo, a SumUp ouviu 2.330 pessoas da sua base de clientes, distribuídas em todas as regiões do País, entre os dias 7 e 14 de junho de 2023.
"A nossa pesquisa mais recente traz um alerta importante sobre a economia
brasileira. Quase um terço dos micro e pequenos empresários não consegue
crédito nas instituições financeiras tradicionais. Sendo assim, e levando em
consideração os últimos dados do IBGE e do Ministério da Economia, que apontam
que hoje são mais 25 milhões e quase 15 milhões de brasileiros que se
enquadram, respectivamente, nas categorias autônomo e MEI, conseguimos ter a
ideia da magnitude desse problema", explica Mariana Lazaro, CFO da SumUp
para as Américas.
"Fizemos esse levantamento", continua, "porque levar um negócio
a um novo patamar é uma tarefa desafiadora. Nossa ideia era entender qual era o
fator que mais dificultava essa expansão. Além disso, podemos ouvir e atender
melhor esses empreendedores com soluções que facilitem a sua vida."
O segundo obstáculo mais percebido pelos empreendedores é o cenário econômico
brasileiro, com seus impostos, juros e taxas. O problema foi apontado por 20%
dos entrevistados.
Avaliando os setores desses empreendedores, a pesquisa apontou, ainda, que a
falta de acesso ao crédito é o problema mais informado pelo setor de venda de
eletrodomésticos, celulares e informática (48%). Enquanto isso, para os
profissionais da saúde, a economia do Brasil é o principal desafio (27%). Entre
taxistas e motoboys, por sua vez, o maior obstáculo é outro: o excesso de
concorrência (30%).
A pesquisa também identificou que, para as empresas que atuam há mais de 10
anos, a economia brasileira é um entrave tão grande quanto a falta de acesso ao
crédito.
Avaliando o tipo jurídico dos negócios, a pesquisa identificou que a falta de
acesso ao crédito é a adversidade mais destacada por autônomos (31%) e MEIs
(34%). Já em médios e grandes negócios, as condições econômicas brasileiras e a
falta de capacitação em sua área de atuação são as questões mais latentes:
ambas as opções citadas por 29% dos entrevistados
A pesquisa também fez um recorte geográfico em relação aos desafios dos
empreendedores. Os das regiões Norte e Nordeste têm mais problemas de acesso ao
crédito. Enquanto isso, os do Sul e Sudeste reclamam mais sobre a falta de
tempo para conciliar todas as atividades do negócio do que empreendedores de
outras regiões.
O relatório também abordou, em uma questão que permitia múltiplas respostas,
qual a maneira favorita dos empreendedores para atrair e reter clientes.
Atualmente, as redes sociais são a opção preferida, com 51%, seguidas pelo
tradicional boca a boca, apontado por 48% dos entrevistados. Promoções e
descontos foram citados por apenas 15% e iniciativas de fidelidade por só 7%
dos entrevistados.
Quando analisamos os segmentos desses empreendedores, a pesquisa revelou que a
estratégia mais utilizada pelo setor de venda de roupas é apostar nas redes
sociais, ação que auxilia 53% desses entrevistados. Em sinergia, serviços de
estética e beleza também apontam utilizar mais desta tática (43%).
Por outro lado, o famoso 'boca a boca' é o maior aliado de cerca de 50% dos
profissionais de saúde, de oficinas mecânicas e de motoboys e entregadores.
"Podemos perceber a grandeza de uma boa recomendação, principalmente,
quando analisamos pequenos negócios. Uma indicação, em serviços que demandam
confiança no atendimento prestado, faz toda a diferença e pode garantir novos
clientes", sintetiza a executiva.
Avaliando os estabelecimentos por seus faturamentos, o relatório identificou
que o uso de redes sociais é superior em negócios maiores. Além disso, quanto
maior o faturamento, mais ocorre a adoção de programas de fidelidade para reter
e atrair clientes
A pesquisa está disponível neste link.
Confira a pesquisa na íntegra clicando neste link
Sobre a SumUp??
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um
ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão,
conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos, links de pagamento e educação financeira, entre outros produtos.
Fonte: Estadão Conteúdo
Foto: Freepik