Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito Aquecimento global coloca Amazônia em alerta e com perdas de vidas humanas
Revés

PF prende ex-deputado federal Wladimir Costa pela prática de crimes eleitorais

Ex-parlamentar foi preso no aeroporto de Belém e responderá pelo crime de violência política praticado contra a deputada federal Renilce Nicodemos, do MDB.

  • 1417 Visualizações
  • 18/04/2024, 08:23
PF prende ex-deputado federal Wladimir Costa pela prática de crimes eleitorais

Belém, PA - A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente o ex-deputado federal Wladimir Costa no início da manhã desta quinta-feira, 18. A prisão aconteceu no Aeroporto Internacional de Belém e foi motivada pela prática de crimes eleitorais, segundo a PF.


A prisão preventiva executada pela Polícia Federal a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi deferida em razão da prática reiterada, entre outros delitos, de crimes eleitorais de violência política praticados contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), por meio das redes sociais. Wlad foi padrinho político da parlamentar e se dizia traído pela mesma.


O TRE também já havia ordenado a exclusão das postagens em redes sociais que motivaram o mandado de prisão. Em outubro de 2023, a Justiça Eleitoral já havia determinado a retirada de postagens relacionada à vida íntima da parlamentar. 


Na ocasião, Wladimir Costa produziu e publicou uma série de conteúdos e também realizou lives para tratar, em público, de uma suposta traição de Renilce Nicodemos, expondo excessivamente ela e o marido, o vereador de Belém, Neném Albuquerque (MDB).


Ele foi abordado por agentes federais ainda dentro de um avião tão logo a aeronave pousou na capital paraense. Após os procedimentos burocráticos, Wladimir Costa foi encaminhado ao sistema prisional do Estado, onde segue à disposição da Justiça.


Até o momento, a defesa do ex-deputado federal ainda não se manifestou. 


Foto: Divulgação PF

Mais matérias Política

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.