Santarém, PA - A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou nesta quarta-feira, 23 de julho, o resultado da segunda chamada do Processo Seletivo Regular (PSR) 2025 - 2ª Edição. A habilitação ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto, das 9 às 13 horas, exclusivamente no campus onde o candidato obteve sua classificação. Os candidatos do cadastro de reserva também deverão participar da habilitação, apresentando a documentação exigida, junto com os demais candidatos classificados na 2ª chamada.
Em Santarém, a habilitação será realizada na Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé, na Diretoria de Registro Acadêmico, sala 349, 3º andar do prédio Bloco Modular Tapajós II. Em Itaituba, o procedimento acontecerá no Campus da Ufopa, localizado na Rua Universitária, bairro Maria Madalena.
Habilitação
Realizada de forma presencial, a habilitação ao vínculo institucional consiste na apresentação, pelo candidato classificado, dos documentos exigidos em edital, comprovando os dados declarados no ato da inscrição.
A habilitação dos aprovados em 2ª chamada será feita nos dias 4 e 5 de agosto, exclusivamente no campus onde o candidato obteve sua classificação, sendo vedada a realização do procedimento em campus diferente daquele para o qual foi selecionado. O candidato menor de idade deve ter a habilitação feita pelos pais ou responsável legalmente constituído.
O candidato que tiver recebido o bônus de 20% deverá comprovar, por meio do Histórico Escolar, que cursou o ensino médio integralmente em estabelecimento de ensino, público ou privado, localizado na área de abrangência da Ufopa: Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.
Documentos
- a) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- b) Cédula de Identidade (RG), frente e verso;
- c) Título de Eleitor, frente e verso, e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no site https://www.tse.jus.br/, para candidatos aprovados e maiores de 18 anos;
- d) Certificado de Alistamento Militar ou documento de reservista ou de dispensa ou de que está na ativa, para classificados do sexo masculino, de 18 a 45 anos, que comprovem estar em dia com o serviço militar obrigatório, frente e verso;
- e) Histórico Escolar do Ensino Médio, frente e verso;
- f) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico Integrado ao Médio, frente e verso;
- g) Comprovante de residência atualizado;
- h) 1 (uma) foto 3 x 4 recente e de frente;
- i) Declaração de que não possui vínculo com outra instituição pública de ensino superior (modelo disponível aqui): https://ufopa.edu.br/media/file/site/proen/documentos/2025/c6e94f9e05da3b7ccde5fe0c1f66d9dc.pdf;
- j) Formulário de Cadastro Acadêmico, devidamente preenchido (modelo disponível aqui): https://ufopa.edu.br/media/file/site/proen/documentos/2025/cffcd7f9774dc4a01b20937ef04b5483.pdf.
Os candidatos classificados em 2ª chamada também deverão ficar atentos aos documentos obrigatórios adicionais para grupos de cotas, cuja relação se encontra anexa ao edital de habilitação. Dúvidas sobre documentação poderão ser tiradas por e-mail: psr@ufopa.edu.br.
Heteroidentificação
O candidato aprovado em vaga destinada para pessoas negras de cor preta ou pessoas negras de cor parda (Grupos G1 e G5) deve apresentar-se para a realização do procedimento de heteroidentificação, com o objetivo de validar o preenchimento das vagas reservadas às cotas dos Grupos G1 e G5. O procedimento de heteroidentificação ocorrerá, de forma presencial, no dia 28 de julho, conforme edital específico de convocação.
O procedimento será feito por uma banca, composta por três membros, criada única e especificamente para esse fim, tendo validade apenas para o PSR 2025 – 2ª Edição. O candidato deve comparecer ao procedimento de heteroidentificação munido de documento oficial com foto, para fins de identificação, da autodeclaração étnico-racial e de termo de ciência de captura de imagem.
No procedimento serão consideradas as características fenotípicas do candidato. Por critério fenotípico entende-se a avaliação da aparência do candidato, em especial o conjunto de sua cor de pele, textura de cabelo e traços faciais, verificando-se se é ou não pessoa tida socialmente como negra (preta ou parda). Somente os candidatos que tiverem sua habilitação deferida pela banca de heteroidentificação poderão habilitar-se no PSR 2025 – 2ª Edição.
Foto: Divulgação/Ufopa