Belém, PA - Cerca de 35 mil pessoas participaram, neste domingo, 7, do último Arrastão do Pavulagem, em 2024. O evento foi marcado pelo ritual de derrubada do mastro, que marca o encerramento dos festejos realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, criado em 1987 pelos músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares e Rui Baldez.
Esta foi a 37ª edição do Arrastão do Pavulagem, que iniciou a concentração por volta das 9h, em frente ao Theatro da Paz, na Praça da República, centro de Belém. O trânsito foi interditado no trajeto do cortejo e agentes da Sembo estiveram nesses locais para orientar motoristas. O encerramento do cortejo aconteceu na Praça Waldemar Henrique.
Os arrastões do boi-bumbá Pavulagem são, atualmente, uma das manifestações juninas mais importantes do Estado e acontecem durante todo o mês de junho, sempre aos domingos, como parte dos festejos juninos. Este ano, o evento celebra a sabedoria das mestras paraenses da cultura e destaca o papel das mulheres na preservação do patrimônio imaterial da Amazônia.
O último dia de arrastão contou, ainda, com apresentações de Nazaré Pereira, Manoel Cordeiro, banda Mestra DudAbelhas, grupo Arirambas, quilombo Gibrié do São Lourenço, de Barcarena, grupo de Carimbó Sancari, Edu Filho e Eduardo Du Norte.
Foto: Instagram/@arraialdopavulagem