TCU quebra contrato do governo que não provou vantagem em escolha de R$ 480 mi Projeto abandonado na periferia de Belém foi usado em compra de imóvel no Leblon Amazônia sem fôlego e desmatamento sem controle: carbono em baixa e crise em alta

Ministro de Israel critica governo Lula após investigação contra soldado

Em carta a Eduardo Bolsonaro, Chikli, que comanda pasta que lida com a diáspora israelense, acusou o Brasil de "perseguição"

  • 586 Visualizações
  • 06/01/2025, 11:00
 Ministro de Israel critica governo Lula após investigação contra soldado

O ministro de Asssuntos da Diáspora e Combate ao Antissemitismo de Israel, Amichai Chikli, publicou uma carta com críticas ao governo Lula (PT) após uma ordem de investigação da Justiça brasileira contra um soldado israelense em férias no Brasil.

 

Em carta endereçada ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Chikli fala em “perseguição contra israelenses no Brasil pelo governo Lula”.

 

“O fato de que o Judiciário brasileiro, com apoio do presidente Lula, se envolva com indivíduos com visões tão extremas – especialmente enquanto nos aproximamos do 80° aniversário da libertação de Auschwitz – é uma vergonha para o povo brasileiro”, afirmou.

 

Ao falar em “indivíduos com visões tão extremas”, Chikli se refere à Fundação Hind Rajab (HRF), que, representada por advogadas brasileiras, entrou com uma representação contra um soldado israelense – Yuval Vagdani – que teria cometido crimes de guerra no território palestino da Faixa de Gaza.

 

A Justiça Federal determinou uma investigação contra o soldado em 30 de dezembro, com despachos em 3 janeiro para envio de material à Polícia Federal (PF).

 

Fonte: CNN Brasil

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.