A Universidade Federal do Pará (UFPA) está prestando apoio às famílias das vítimas do grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (16), na BR-153, em Goiás, que resultou na morte de cinco pessoas. Entre as vítimas estão três estudantes e um servidor da instituição, além do motorista da carreta envolvida na colisão.
O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, informou que duas famílias já aceitaram o apoio da universidade para a realização dos velórios em Belém. “Nos colocamos à disposição para ajudar com os velórios. Duas famílias já aceitaram nossa ajuda, mas ainda não definiram se a cerimônia será em alguma capela ou nas dependências da universidade”, explicou.
A instituição reforçou que a decisão sobre o local das cerimônias será sempre das famílias. “Se a família quiser que seja aqui, a gente organiza. Se for em outro local, também daremos o suporte necessário”, completou Gilmar.
De acordo com o reitor, um dos estudantes será velado em Limoeiro do Ajuru, município de origem. Já o velório do motorista do micro-ônibus acontecerá no campus da UFPA em Altamira. “Conversei com o coordenador do campus, que está organizando o auditório para receber o velório”, disse.
Homenagem coletiva
Entre as ações previstas, a universidade avalia a realização de um culto ecumênico em homenagem às vítimas. “Há uma mobilização para que a gente faça um grande culto ecumênico, tanto para acolher as famílias quanto para envolver toda a comunidade universitária”, afirmou o reitor.
As vítimas do acidente
Ademilson Militão de Oliveira – motorista do micro-ônibus, campus UFPA/Altamira
Leandro Souza Dias – estudante de Farmácia, UFPA/Belém
Ana Letícia Araújo Cordeiro – estudante de Pedagogia, UFPA/Belém
Welfesom Campos Alves – estudante de Produção e Multimídia, UFPA/Belém
Keyne Laurentino de Oliveira – motorista da carreta envolvida na colisão
Luto oficial
Em nota divulgada nas redes sociais, a UFPA lamentou profundamente a tragédia e decretou luto oficial de três dias. “É com profunda dor que a Universidade Federal do Pará lamenta pelo grave acidente envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia. Prestamos solidariedade às vítimas e seus familiares”, declarou a instituição.
Um comitê de acolhimento foi montado no campus básico I da UFPA, em Belém, com atendimento feito por psicólogos e assistentes sociais na sala dos professores do prédio Mirante do Rio, para prestar apoio e manter as famílias informadas sobre os desdobramentos da tragédia.
Fonte: G1
Foto:Redes sociais
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.