Com futuro ameaçado pela burocracia e o risco de privatização, cinema pede socorro Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Cidadania

Alepa aprova Lei que obriga aviso imediato a proprietários de veículos apreendidos

Texto defende mais eficiência e transparência no processo de remoção por estacionamento irregular

  • 298 Visualizações
  • 04/06/2025, 14:00
Alepa aprova Lei que obriga aviso imediato a proprietários de veículos apreendidos

Belém, PA - A Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Alepa, aprovou, nesta terça-feira, 3, por unanimidade, o Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de envio de mensagem ao proprietário de veículos apreendidos por estacionamento irregular. A proposta exige que as autoridades comuniquem o cidadão por meio de SMS, aplicativo de mensagens ou e-mail, logo após a remoção do automóvel.


O PL, de autoria do deputado estadual Rogério Barra, do PL, detalha que a notificação deverá conter o motivo da apreensão, local e horário da ocorrência, além do endereço exato para onde o veículo foi levado. O texto também destaca que caberá ao proprietário manter seus dados atualizados junto ao Departamento de Trânsito do Pará, Detran-PA, e, quando aplicável, aos sistemas das prefeituras municipais.


"Nosso projeto preza pela eficiência administrativa e respeito ao cidadão. A remoção de veículos por estacionamento irregular, embora necessária em vários casos, não pode se transformar em uma via exclusiva de desinformação e transtornos", pontuou Barra.


A proposta considera que, embora o Código de Trânsito Brasileiro já discipline as infrações de estacionamento e as medidas administrativas cabíveis, o processo muitas vezes carece de agilidade na comunicação com o cidadão. O texto sugere que a estrutura de comunicação do Detran seja utilizada para garantir a viabilidade técnica das ações. O projeto segue agora para sanção do governador Helder Barbalho.


Outras Leis aprovadas


Ainda na Sessão Ordinária da última terça, 3, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei n° 32/2023, de autoria de Fábio Freitas, do Republicanos, que autoriza o transporte de animais domésticos nos serviços de transporte coletivo de passageiros do Estado. O texto estabelece que o animal esteja devidamente alocado em casinha própria e pese até 12 kg.


“Sancionada a Lei, os órgãos de controle terão um tempo para realizarem a devida regulamentação e permitir que, em especial, os transportes públicos possam transportar os pets com a devida segurança, promovendo o bem-estar de todos'', afirmou o parlamentar.


Outro Projeto de Lei aprovado por unanimidade é de autoria do deputado Carlos Vinicios, do MDB, e institui o Selo de Responsabilidade Social Empresa Amiga do Ribeirinho que, de acordo com o parlamentar, “tem como objetivo valorizar ainda mais as famílias que vivem nas proximidades dos rios, permitindo às empresas que trabalham nessas áreas proporcionar benefícios para essa população”.


De acordo com o texto, as empresas que gerarem oportunidade de trabalho ou desenvolver projetos de saneamento básico podem receber benefícios por parte do poder público asseguradas em lei. Isso também garantiria o selo de responsabilidade social a esses empreendedores.


Foto: AID/Alepa

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.