Ainda que aos trancos barrancos, TRE fecha cassação de senador do PT por um voto Círio: romaria do MP põe promotores em procissão e o Estado do Pará, de joelhos Cármen Lúcia suspende ações do TJ do Pará e puxa para STF caso do prefeito de Ananindeua

Alunos da Eetepa Celso Malcher, na Terra Firme, representam o Pará em Brasília-DF

Estudantes apresentam os projetos “Ecocley” e “Celso vai ao Mangue” na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica até o dia 9 deste mês

  • 10 Visualizações
  • 08/10/2025, 21:00
Alunos da Eetepa Celso Malcher, na Terra Firme, representam o Pará em Brasília-DF

Belém, PA - Com projetos voltados à inovação e à sustentabilidade, estudantes da Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) Dr. Celso Malcher, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), participam da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada entre os dias 7 e 9, em Brasília (DF).


O evento reúne estudantes, professores e gestores de instituições de ensino de todo o país para apresentar experiências, práticas pedagógicas e projetos que contribuem para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Brasil. 


Projetos 'Ecocley' e 'Celso vai ao Mangue'


Nesta edição, os alunos da EETEPA Dr. Celso Malcher apresentam o Projeto “Ecocley”, que propõe o desenvolvimento de um aplicativo voltado ao tratamento e reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos, e o Projeto “Celso vai ao Mangue”, ação de extensão que há quatro anos realiza estudos sobre os impactos ambientais e climáticos na região de Bragança (PA), incentivando o engajamento estudantil e a integração entre teoria e prática.


Para o diretor da EETEPA participante, Andrey Rabelo, a participação dos alunos é fruto de um trabalho coletivo e contínuo de incentivo à pesquisa e à inovação dentro da escola.


“Essa conquista representa o esforço de toda a nossa comunidade escolar. Temos buscado incentivar nossos estudantes a pensar de forma criativa e crítica, desenvolvendo projetos que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade. Levar o nome do Pará a um evento desse porte é uma honra e também um estímulo para continuarmos avançando”, afirma o professor Andrey Rabelo.


Ao longo da programação, em Brasília (DF), os estudantes estão recebendo o público em um estande, onde compartilham suas experiências, apresentam os resultados das pesquisas e exibem materiais produzidos nas atividades realizadas na EETEPA.

A presença da delegação paraense reforça o compromisso da Sectet com a valorização da educação profissional e tecnológica como caminho para o desenvolvimento sustentável e a transformação social.


Foto: Divulgação

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.