O propósito é possibilitar a realização do Cordão do Galo em 2024
Com o objetivo de levantar recursos financeiros e materiais para a realização do projeto Cordão do Galo, além de beneficiar jovens marajoaras, o Instituto Arraial do Pavulagem dá início ao “Natal do Galo” neste sábado (16). A programação ocorre nos dias 16, 21, 22 e 23/12 em frente à sede do instituto (Blvd. Castilhos França, 738). Além das apresentações musicais, serão vendidos itens da Lojinha Pavulagem e de parceiros.
O “Natal do Galo” é promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, em parceria com a Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião, e tem como colaboradores Point do Açaí, Lojinha Pavulagem e a empresa Ideia Soluções. A programação terá rodas cantadas com a participação de Júnior Soares e Ronaldo Silva (Arraial do Pavulagem) e rodas de carimbó.
Shows e presentes “com a cara do Pará” por um natal solidário
A arrecadação de recursos será feita de duas formas: com a venda de produtos e acessórios desenvolvidos pelo próprio instituto, como camisetas, bonés, agendas, adereços dos Arrastões do Pavulagem, cavalinhos e até um Boi Pavulagem; e com o recebimento de doações financeiras, cestas básicas, materiais de higiene pessoal e material escolar. Chave pix para doações em dinheiro: (91) 981447884.
Além da programação gratuita e da oportunidade de apoiar uma iniciativa sócio-cultural que ajuda pessoas em necessidade, o “Natal do Galo” oferece uma oportunidade para quem quer comprar brinquedos, materiais educacionais e presentes regionais com preços acessíveis e sem o incômodo de grandes centros comerciais.
Um convite do pavulagem ao grande público
O Instituto Arraial do Pavulagem convida o grande público a comparecer para curtir as apresentações e, de quebra, contribuir para a continuidade do Cordão do Galo, que atende mais de 250 crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, ressalta a importância do comparecimento e colaboração do público.
"Esperamos que o povo venha curtir e fazer sua parte pra ajudar essa iniciativa. A atuação do Cordão do Galo foca em crianças e adolescentes, proporcionando uma valiosa inclusão cultural e social para esse público mais vulnerável. Nosso objetivo é prevenir o alcoolismo, a violência e outros males, utilizando a cultura como principal impulsionador desse processo”, diz Ronaldo.
O que é o “Cordão do Galo”?
O Cordão do Galo é um projeto sócio-cultural realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem e pela Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião desde 2008 em prol das crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, município que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
A iniciativa promove ações voltadas especialmente para o público infanto-juvenil, que tem a oportunidade de participar da concepção do Cordão do Galo e de atividades voltadas para a formação de brincantes. Por meio da construção de elementos culturais, aprendizado de cantos populares e danças, os jovens dão vida ao folguedo popular e resgatam a história da comunidade.
O folguedo popular nasceu atrelado à Festividade do Glorioso São Sebastião, patrimônio cultural imaterial do Brasil, acontece sempre no mês de janeiro, uma semana antes do Dia de São Sebastião e, por conta disso, passou a se constituir também como salvaguarda daquele patrimônio.
O brinquedo popular, na forma de um galo, homenageia o padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó. Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, diz que a iniciativa é de suma importância em uma região que é carente de projetos desse tipo e ressalta que ações com pegada social e antropológica são parte da natureza do Instituto Arraial do Pavulagem.
“Precisamos dar continuidade nessa experiência, que é construída a muitas mãos. O foco é a criança, o maior legado que a sociedade tem. As atividades que realizamos lá são de grande importância para a formação integral daquele público infanto-juvenil, pois fortalecem a identidade cultural e ensinam sobre os motivos de preservar a floresta em um mesmo ato”, finaliza Ronaldo Silva.
PROGRAMAÇÃO DO NATAL DO GALO:
16/12 (sábado):
16h30- Roda Cantada com a participação de Júnior Soares e Ronaldo Silva.
19H30 - Roda de Carimbó do Point do Açaí.
21/12 (quinta):
17h30 - Roda Cantada com Ronaldo Silva e Íris da Selva.
22/12 (sexta):
19h30 - Roda de Carimbó do Point do Açaí.
23/12 (sábado):
19h30 - Roda de Carimbó do Point do Açaí.
Durante os dias de programação, as lojas estarão funcionando das 17h às 22h (no domingo, das 09h às 13h)
SERVIÇO:
Natal do Galo (com arrecadação de doações e vendas para levantar fundos para o Cordão do Galo 2024)
Data: 16, 21, 22 e 23/12/2023
Horário: sujeito à programação da data
Local: Boulevard da Gastronomia, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard Castilhos França, 738)
Ingressos: Entrada Franca
Mais informações: https://www.instagram.com/arraialdopavulagem/
Fotos: Fabrício Coleny e Armando Teixeira/Arraial do Pavulagem
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.