Servidores apontam suspeitas de possível favorecimento em concurso na Emater Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026
Segurança

FAB abate avião venezuelano que entrou ilegalmente no Brasil

Aeronave transportava drogas e desobedeceu às ordens da Aeronáutica; dois traficantes morreram

  • 500 Visualizações
  • 13/02/2025, 09:30
FAB abate avião venezuelano que entrou ilegalmente no Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu um avião venezuelano que entrou clandestinamente no espaço aéreo nacional e desobedeceu às ordens de pouso forçado.

 

A aeronave caiu nas proximidades de Manaus (AM) e os dois traficantes a bordo foram encontrados mortos. A Polícia Federal encontrou drogas — em quantidade que ainda está sendo verificada — no interior do equipamento.

 

A ação ocorreu na manhã de terça-feira (11), mas só foi divulgada nesta quarta (12) pela FAB.

 

Todos os movimentos foram realizados em conjunto com a Polícia Federal e seguiram os protocolos determinados pelo Decreto nº 5.144, de 2004, que regulamentou a chamada “Lei do Abate”.

 

De acordo com a FAB, houve inicialmente “medidas de averiguação” para confirmar a identidade da aeronave e vigiar seu comportamento.

 

Na sequência, os militares determinaram ao avião interceptado que modificasse a rota, com o objetivo de fazer um pouso forçado em aeródromo da região amazônica.

 

Sem resposta por parte da aeronave interceptada, a FAB passou então para as medidas de persuasão. Nesse estágio, são efetuados tiros de aviso.

 

Novamente sem resposta, sempre de acordo com a Aeronáutica, o avião foi classificado como hostil e submetido a “tiros de detenção” — com a finalidade de impedir a continuidade do voo.

 

“Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, afirmou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer).

 

O avião acabou colidindo com o solo, no meio da selva, e pegou fogo. Por isso, até agora ainda não foi possível identificar o modelo da aeronave.

 

A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e fez parte da Operação Ostium, que busca sufocar atividades criminosas na fronteira brasileira.

 

Fonte: CNN Brasil

Foto: Divulgação/FAB


Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.