Maior evento do setor na Amazônia promove sua 16ª edição, com mais de 40% novos expositores e expectativa de 20 mil visitantes
Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) oferecerá uma programação diversa com ações de sustentabilidade social e ambiental do setor, além de iniciativas de inovação e tecnologia. A FIPA é composta por uma feira com 70 estandes e 90 expositores de pequenas, médias e grandes indústrias, e um Congresso Técnico que reunirá grandes especialistas locais e nacionais para discutir importantes questões alinhadas ao cenário econômico global. O evento ocorrerá de 22 a 25 de maio, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).
A abertura será nesta quarta-feira (22), às 17 horas, e contará com a presença do vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan; e demais autoridades e entidades ligadas ao setor produtivo do Estado. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) há 30 anos, com edições a cada dois anos, a FIPA tem a expectativa de receber pelo menos 20 mil visitantes.
Congresso Técnico - Em paralelo à Exposição, nos dias 23 e 24/05, a partir das 14 horas, a XVI FIPA contará com um Congresso Técnico com mais de 20 painéis temáticos de interesse da indústria e cerca de 10 horas de conteúdo sobre questões como: descarbonização da indústria, “green skills” (habilidades verdes), transição energética, ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança), rastreabilidade da cadeia produtiva, acesso ao crédito, entre outros. O Congresso reunirá cerca de 50 palestrantes e a expectativa é reunir mil participantes.
“Nestes 30 anos, a FIPA vem desempenhando um papel importante como incentivadora da indústria regional, divulgando a produção local e proporcionando um ambiente dinâmico e repleto de oportunidades para novos negócios. Com certeza, este é o maior evento da indústria da Amazônia e estamos com grande expectativa para mostrar as soluções inovadoras que serão compartilhadas tanto nos estandes quando no Congresso Técnico, e que nos trarão importantes aprendizados para a nossa jornada por uma indústria mais moderna e sustentável aqui na nossa região”, afirma Alex Carvalho, presidente da FIEPA.
Destaques da edição 2024
Bioeconomia - Uma das novidades desta edição será o Espaço “Made In Pará”, onde pequenas e médias indústrias locais apresentarão produtos feitos a partir de matérias-primas da Amazônia, oportunidade para destacar a bioeconomia e promover produtos regionais. O espaço reúne indústrias em diferentes fases do processo de envio dos produtos para o exterior.
SESI Lab – Outro destaque será o Espaço SESI LAB. Pela primeira vez, o Pará receberá a versão itinerante do museu 100% interativo, sediado em Brasília, que conecta de forma lúdica, arte ciência e tecnologia. Com o tema bioeconomia e biodiversidade, os visitantes poderão visitar gratuitamente o Espaço e lidar com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais.
Rodada de Crédito - Ao entender que o acesso a crédito é um dos maiores desafios enfrentados pelas indústrias, principalmente, as de pequeno e médio portes, o Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Estado do Pará (NAC/FIEPA) levará para a XVI FIPA uma Rodada e Crédito, com o objetivo de aproximar os empresários paraenses das linhas de crédito disponíveis no mercado.
Confirmaram presença na Rodada de Crédito dez instituições bancárias, que irão esclarecer dúvidas, orientar e dar acesso ao empréstimo ou financiamento para a classe empresarial paraense. São elas: Bradesco, Cressol, Eburry Bank, Banpará, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Travelex Bank, Siccob, Sicred e Banco Itaú.
Também confirmaram presença dois escritórios de elaboração de projetos (ADG Consultoria Empresarial e projetos Econômicos e PROCONSEL - Consultoria Gestão de Projetos), que vão auxiliar os empresários a elaborarem os projetos para submeter à análise das instituições financeiras.
Fonte e foto: Comunicação Fiepa
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.