Iniciativa quer estabelecer estratégias para fortalecer e aprimorar as políticas públicas judiciárias de assistência à saúde
Belém, PA - O Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) Itinerante estará em Belém, nos próximos dias 11 e 12 de setembro. A programação, que será realizada na Escola Judicial do Pará (EJPA), inclui palestras, painéis e oficinas. Com o tema Fonajus Itinerante na COP30, o evento tem como objetivo de discutir políticas judiciárias de saúde e promover capacitação por todo o país.
Para as palestras e painéis, que serão realizadas das 8h30 às 12h30, no dia 12 de setembro, com transmissão on-line para todas as Comarcas, foram destinadas 230 vagas.
Entre os assuntos que serão abordados estão a importância do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde no Poder Judiciário, os desafios da judicialização da oncologia no Pará sob diferentes perspectivas, a atuação do Ministério Público nas questões de saúde e a relação entre saúde, meio ambiente e justiça, apresentando subsídios para a COP30 com especialistas do Instituto Todos pela Saúde e do Instituto Evandro Chagas.
Ainda no dia 12 de setembro, das 14h às 17h30, serão realizadas as Oficinas do Fonajus Itinerante, no formato presencial, com participação de magistrados e magistradas, servidores e servidoras, além de membros do Ministério Público, Defensoria Pública, NatJus (Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário) e Comitê Estadual de Saúde. As oficinas terão vagas limitadas e abordarão temas como a judicialização de medicamentos e a implementação da Nota Técnica 10/ 24 sobre o Transtorno do Espectro Autista.
O encerramento das oficinas contará com a apresentação do Guia de Decisão Judicial do Comitê Estadual de Saúde do Pará e a socialização dos resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo da tarde.
O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como meta implementar, em parceria com os Comitês Estaduais de Saúde, a Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde, definida pela Resolução CNJ nº 530/ 2023, com intuito de estabelecer estratégias conjuntas para fortalecer e aprimorar as políticas públicas judiciárias de assistência à saúde.
Programação de Palestras e Painéis:
9h30 às 9h45
Palestra de Abertura -Panorama da Judicialização da saúde no Brasil
Palestrante: Conselheira Daiane Lira
9h45 às 10h
Palestra Magna - Tema: O Fórum Nacional do Judiciário para Saúde e sua importância para o Poder Judiciário
Palestrante: Des. Milton Augusto de Brito Nobre. Presidente de Mesa: Conselheira Daiane Lira
10h às 11h
Painel 1- A judicialização da oncologia no Estado do Pará e seus desafios
Presidente de Mesa: Desa. Luzia Nadja Guimarães Nascimento
Painelistas: Prof. Dr. Williams -Fernandes Barra- UFPA (virtual)- a visão da ciência
Juíza de Direito Kátia Parente Sena, Coordenadora do Comitê de Saúde do Estado do Pará - a visão do Judiciário
Prof. Dra. Fábia Fournier de Melo- a perspectiva do MPE
Ms Dr. Rodrigo Cerqueira- o pensamento da Defensoria Pública do Estado do Pará
11h às 11h30
Painel 2 – Ministério da Saúde, Mais Especialistas e a Djud
Painelistas: Ciro Carvalho Miranda - Advogado da União e Consultor Jurídico do Ministério da Saúde
Tarciana Barreto Sá – Diretora do DJUD do Ministério da Saúde
Rodrigo Portella – Ministério da Saúde
11h30 às 12h30
Painel 3 - Saúde, Meio Ambiente e Justiça: Subsídios para a COP 30
Moderador: Dr. José Miguel Alves - médico do Tribunal de Justiça do Estado do Pará
Painelistas: Dr. Gerson Pena- Diretor- Presidente do Instituto Todos pela Saúde
Dra. Lívia Martins- Instituto Evandro Chagas
Programação das Oficinas (14h às 16h):
Oficina 1: Desafio: O tema 1234 na judicialização de medicamentos – Checklist para a atuação judicial
Moderadoras: Juíza Kátia Parente Sena e Heloísa Sami Daou
Oficina 2: Desafio: A implementação da Nota Técnica 10/ 24 - CIJEPA e o Transtorno do Espectro Autista
Moderadoras: Juíza Kátia Parente Sena e Patrícia Suellem Ferreira
Local: Escola Judicial do Pará
Endereço: Rua Antônio Barreto, 1195 – Umarizal, Belém
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.