Projeto pode ajudar no escoamento de 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano, melhorando a logística e a economia da região.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, emitiu, nesta segunda-feira, 26, a Licença de Instalação nº 1518/2025 para início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, no Pará. A licença é referente à obra de derrocamento da Via Navegável do Rio Tocantins - Trecho 2, entre Santa Teresinha do Tauiri e a Ilha do Bogéa, com 35 km de extensão, incluindo a instalação dos canteiros de apoio, industrial e paiol de explosivos.
O projeto é uma demanda antiga da região Norte, idealizado para melhorar a navegação, permitindo o tráfego de embarcações maiores e escoando a produção da região. A obra, de responsabilidade do DNIT, inclui dragagem (retirada de sedimentos) e derrocamento (remoção de pedras).
A expectativa é que a obra possa ajudar no escoamento de 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano, melhorando a logística e a economia da região. É importante destacar que o derrocamento torna a navegação possível. O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa localizada entre os municípios do sudeste paraense, Marabá e Tucuruí, que impacta a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia.
"Nós possamos fazer o rio navegável, a logística fluvial, impulsionando a nossa economia, gerando muito emprego, muita renda, fazendo com que a logística do Pará seja cada vez mais estratégica para o escoamento da nossa produção, mas o escoamento de todo o norte, o escoamento do Brasil", comemorou o governador do Pará, Helder Barbalho. A ordem de serviço para início das obras será assinada em Itupiranga, nos próximos dias.
A licença estabelece diversas condicionantes ambientais, com a implementação de planos, programas e subprogramas ambientais como o de controle ambiental das obras, de gerenciamento de resíduos sólidos, de controle da qualidade do ar, entre outros.
Fotos: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
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