Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF

Ibama emite licença para obras de derrocamento do Pedral do Lourenço

Projeto pode ajudar no escoamento de 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano, melhorando a logística e a economia da região.

  • 375 Visualizações
  • 26/05/2025, 17:49
Ibama emite licença para obras de derrocamento do Pedral do Lourenço

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, emitiu, nesta segunda-feira, 26, a Licença de Instalação nº 1518/2025 para início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, no Pará. A licença é referente à obra de derrocamento da Via Navegável do Rio Tocantins - Trecho 2, entre Santa Teresinha do Tauiri e a Ilha do Bogéa, com 35 km de extensão, incluindo a instalação dos canteiros de apoio, industrial e paiol de explosivos.


O projeto é uma demanda antiga da região Norte, idealizado para melhorar a navegação, permitindo o tráfego de embarcações maiores e escoando a produção da região. A obra, de responsabilidade do DNIT, inclui dragagem (retirada de sedimentos) e derrocamento (remoção de pedras).


A expectativa é que a obra possa ajudar no escoamento de 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano, melhorando a logística e a economia da região.  É importante destacar que o derrocamento torna a navegação possível. O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa localizada entre os municípios do sudeste paraense, Marabá e Tucuruí, que impacta a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia.


"Nós possamos fazer o rio navegável, a logística fluvial, impulsionando a nossa economia, gerando muito emprego, muita renda, fazendo com que a logística do Pará seja cada vez mais estratégica para o escoamento da nossa produção, mas o escoamento de todo o norte, o escoamento do Brasil", comemorou o governador do Pará, Helder Barbalho. A ordem de serviço para início das obras será assinada em Itupiranga, nos próximos dias.


A licença estabelece diversas condicionantes ambientais, com a implementação de planos, programas e subprogramas ambientais como o de controle ambiental das obras, de gerenciamento de resíduos sólidos, de controle da qualidade do ar, entre outros.


Fotos: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.