Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Mata ciliar

Margem do canal do Tucunduba vai receber o plantio de 400 mudas

Iniciativa terá início nesta quarta-feira, 26, e utilizará espécies nativas que ajudarão no equilíbrio do bioma local.

  • 787 Visualizações
  • 25/03/25 18:00
Margem do canal do Tucunduba vai receber o plantio de 400 mudas

Belém, PA - O canal do Tucunduba, na área que compreende o bairro da Terra Firme, em Belém, irá receber, a partir desta quarta-feira, 26, o plantio de 400 mudas de espécies nativas para recuperar a vegetação local e contribuir com a diminuição do assoreamento na margem do canal, além de favorecer o escoamento da água em direção ao rio Guamá.


Nesse primeiro momento, o projeto vai utilizar as espécies paliteiras, açaizeiros, mamoranas e pau-preto, típicas da área de várzea e que possuem raízes fortes o suficiente para se adaptarem ao solo na margem do Tucunduba. O projeto de iniciativa da Prefeitura de Belém conta com a parceria da Associação Grupo dos Defensores do Rio Tucunduba.


A previsão é que o trabalho de plantio seja concluído até o dia 28 de março. Durante a semana, serão plantadas espécies cuidadosamente selecionadas para adaptação às condições do solo local e para a restauração do ecossistema.

 

O plantio no Tucunduba  é uma atividade de extrema importância para a revitalização do curso d'água que enfrenta diversos desafios ambientais, como a poluição e o assoreamento. A escolha por espécies de plantas nativas vai ajudar a proteger as margens do rio, evitar a erosão do solo e promover a biodiversidade local.


Foto: Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.