Ainda restam as intervenções no Mercado de Carne, Feira da Farinha, setor de industrializados e na última parte dos equipamentos da feira
Belém, PA - O Mercado de Peixe do Ver-o-Peso foi entregue à população, na manhã desta sexta-feira, 19, totalmente reformado, em uma cerimônia conduzida pelo prefeito Igor Normando, que destacou a importância histórica, econômica e simbólica do espaço para a cidade.
A obra de restauração e reforma foi realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), com investimento de mais de R$ 3 milhões, repassados pela Itaipu Binacional como parte do projeto de revitalização do Complexo do Ver-o-Peso.
A entrega representa um marco para o patrimônio material e cultural da capital paraense, especialmente no contexto da preparação da cidade para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), e a dois anos da celebração dos 400 anos do Ver-o-Peso, em 2027.
Funcionalidade ampliada
Sem receber reformas há 23 anos, o Mercado de Peixe passou por uma requalificação completa. Ao todo, foram reformados 60 boxes de venda de peixe, sete boxes destinados à comercialização de camarão e um box de lanche. As 26 lojas externas também foram recuperadas, com pintura nova e troca de todos os toldos.
Além da parte estrutural dos pontos de venda, foram realizadas melhorias significativas na infraestrutura geral do mercado. O espaço recebeu duas novas máquinas de gelo, cada uma com capacidade para produzir um tonelada por dia, o que facilita o armazenamento e conservação do pescado.
Os três banheiros - masculino, feminino e acessível - foram completamente reformados, e o sistema elétrico passou por revisão total. A iluminação foi substituída por lâmpadas em LED, o que contribui para melhor visibilidade dos produtos e economia de energia.
O telhado foi revisado e vedado, eliminando problemas antigos de infiltração e goteiras, e todo o espaço recebeu nova pintura, com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Novidades
A segurança também foi reforçada com a instalação de duas câmeras de monitoramento. As bancadas foram substituídas, e os pisos antigos, que já apresentavam desgaste, foram trocados.
Outro ponto importante da modernização são as novas caixas térmicas entregues aos permissionários. Antes com capacidade para 250 quilos, agora armazenam até 500 quilos. Foram distribuídas 60 caixas térmicas para peixes e sete para mariscos, facilitando o manuseio e conservação dos produtos no próprio local, sem a necessidade de deslocamento externo.
O Mercado de Peixe abriga atualmente 94 permissionários cadastrados e recebe, em média, cerca de duas mil pessoas por dia. A reforma resolve problemas antigos enfrentados pelos trabalhadores, como falhas na fiação elétrica, iluminação precária e dificuldades para manter o pescado em condições ideais de armazenamento. Com a nova estrutura, a expectativa é de que o mercado se torne ainda mais atrativo para moradores, visitantes e turistas.
Próximos passos
A entrega do Mercado de Peixe integra um plano mais amplo de requalificação do Complexo do Ver-o-Peso. Neste ano, a Prefeitura de Belém já concluiu a reforma da Pedra do Peixe, da Feira do Açaí, da rua da Ladeira, além dos setores de ervas, hortifruti, camarão, mercearia, frutas e farinha.
Ainda restam as intervenções no Mercado de Carne, Feira da Farinha, setor de industrializados e na última parte dos equipamentos da feira. A previsão é que todo o complexo esteja revitalizado antes da COP 30.
O Mercado de Peixe integra o Complexo do Ver-o-Peso, tombado pelo Iphan em 1977. O reconhecimento abrange o conjunto formado pelo Mercado de Carne e o próprio Mercado de Peixe. A obra atual respeitou todas as diretrizes de preservação e reforça o papel do Ver-o-Peso como principal símbolo cultural e turístico de Belém.
Foto: Agência Belém
(Com a Agência Belém)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.