Antiga passarela será demolida. Nova estrutura a ser implantada faz parte do BRT Metropolitano e levará acessibilidade a pedestres e ciclistas
Pedestres e ciclistas contarão com uma nova passarela para atravessar a rodovia BR-316, no km 3, em frente a uma universidade particular, a partir desta segunda-feira (27). O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) vai demolir a passarela antiga e colocará no lugar a passarela do projeto do BRT Metropolitano, garantindo acessibilidade e mais segurança à população.
Durante aproximadamente quatro meses, tempo de implantação da nova passarela, os transeuntes utilizarão uma passarela provisória colocada a cerca de 60 metros de distância da atual, que será desativada na segunda-feira (27).
“Trata-se de uma estrutura metálica com rampas e passadiço, que permitirá acessibilidade a cadeirantes e ciclistas, além do uso pelos pedestres, tendo iluminação para utilização noturna”, afirma o diretor de obras do NGTM, Alberto Matta.
A passarela provisória passou por uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Nessa estrutura, que deve permanecer ativa até a entrega da passarela definitiva, não será permitida a utilização por comerciantes.
“A passarela provisória vai atender aos estudantes, moradores e os pedestres em geral. Diferente de outros trechos, em que foi colocado semáforo e faixa provisória para travessia de pedestres, este ponto tem um fluxo muito intenso de veículos e pessoas. A passarela provisória no local vai permitir que as obras da passarela ocorram, sem interferir o tráfego de veículos e circulação de pedestres na via”, explica Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.
Passarelas - O NGTM está implantando 13 passarelas ao longo dos primeiros 10.8 quilômetros de rodovia – trecho gerenciado pelo Governo do Estado –, que vai desde o Entroncamento até Marituba. Quatro delas já foram liberadas ao público em 2023.
Com 52 metros de extensão e distância de 600 a 700 metros entre elas, as passarelas têm estrutura metálica e piso em “steel deck”, uma laje mista de forma metálica com concreto armado. Elas contam com escadas para pedestres e três rampas de acesso, sendo duas instaladas nas laterais da pista, e uma terceira conectada às estações de passageiros, no corredor central do BRT Metropolitano.
Agência Pará
Foto: Divulgação/NGTM
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.