Filas, humilhação e milhões em contrato milionário e solução zero para segurados Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Espetáculo da Natureza

Paraenses poderão assistir a eclipse solar com visão privilegiada, neste sábado

Grupos de observadores profissionais e amadores já se preparam para montar equipamentos de observação nos pontos mais apropriados da capital paraense.

  • 688 Visualizações
  • 11/10/2023, 23:52
Paraenses poderão assistir a eclipse solar com visão privilegiada, neste sábado

São Paulo (SP) e Belém (PA) - No próximo sábado (14), os brasileiros poderão assistir a um dos fenômenos astronômicos mais impactantes que não exigem grandes equipamentos para observá-lo: o eclipse solar, quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, transformando o dia em noite em algumas regiões do planeta.


Dos três tipos de eclipses solares, o desta semana será o anular, quando é possível observar um anel ao redor da Lua, conhecido como anel de fogo. A última vez que esse evento pôde ser observado a partir do Brasil foi em 3 de novembro de 1994, há quase 29 anos, quando a região Sul do país teve a visão da totalidade, ou seja, o anel de fogo ficou perfeito no céu.


Desta vez, os privilegiados serão os moradores do Norte e Nordeste. Quem estiver nas demais regiões, como em São Paulo, ainda verão o eclipse, mas apenas de forma parcial, dependendo da distância do ponto em que a sombra da Lua cobrirá totalmente a passagem.


Grupos de observadores profissionais e amadores já se preparam para montar equipamentos de observação nos pontos mais apropriados da cidade. O campus da UFPA, o Portal da Amazônia e o Forte do Castelo estão entre os locais já confirmados para a exibição natural do próximo sábado.


(Foto: Kevin Baird, Wikimedia Commons)


Estadão conteúdo

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.