Iniciativas têm foco em sustentabilidade e geração de renda na Amazônia
Belém, PA - A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), em parceria com a Suzano e a Aliança Bioversity & CIAT, apresenta as iniciativas selecionadas na primeira edição do Programa Paricá - Territórios em Ação. O programa visa promover o desenvolvimento sustentável e a regeneração ambiental com foco inicial no sudeste do Pará, uma região marcada por desafios socioeconômicos e altos índices de degradação ambiental. A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto
Os três projetos escolhidos têm duração de12 meses e diferentes abordagens para enfrentar entraves territoriais e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis na região: “Fortalecimento de Redes de Comercialização e Abertura de Mercados”, proposto pelo Instituto Fronteiras do Desenvolvimento - IFD; “Desenvolvimento Territorial Rural por Meio de Sistemas Agroflorestais”, da Agenda Pública; e Projeto “Co-Labora - Fomento a uma Economia Sustentável e Inclusiva”, do Instituto Terroá.
O Instituto Fronteiras do Desenvolvimento (IFD), por meio do projeto “Fortalecimento de Redes de Comercialização e Abertura de Mercados”, visa integrar agricultores familiares de Dom Eliseu a mercados sustentáveis, além de fortalecer a governança local e promover práticas agroflorestais (SAFs). Com foco na capacitação, mapeamento e criação de canais de comercialização, o projeto impulsiona tanto a regeneração ambiental quanto a sustentabilidade econômica para as famílias da região.
O projeto “Desenvolvimento Territorial Rural por Meio de Sistemas Agroflorestais”, da Agenda Pública, também busca o fortalecimento da governança territorial participativa nos municípios de Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia e Dom Eliseu. Ao promover SAFs e criar espaços de diálogo entre atores locais e governamentais, o projeto almeja soluções sustentáveis que beneficiem a biodiversidade e as comunidades rurais, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável.
Já o Instituto Terroá apresenta o projeto “Co-Labora - Fomento a uma Economia Sustentável e Inclusiva” para fortalecimento e autonomia econômica das comunidades de Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará e São João do Araguaia por meio de alternativas sustentáveis nas cadeias produtivas como apicultura, pesca artesanal, agrofloresta e turismo ecológico. A qualificação de pessoas e o apoio à comercialização de produtos locais são as principais estratégias do projeto, com treinamento para agentes multiplicadores.
A expectativa é que o projeto impacte diretamente 300 pessoas com benefícios socioeconômicos, 800 familiares e membros da comunidade de forma indireta, seis empreendimentos, além de promover a conservação e melhor gestão de 1.000 hectares de área.
“Essas iniciativas refletem o compromisso da PPA com soluções práticas e inovadoras para os desafios da Amazônia. Estamos confiantes de que esses projetos não só contribuirão para a regeneração ambiental, mas também para a melhoria das condições de vida das comunidades locais, potencializando um modelo sustentável para a região”, afirma Tássia Ribeiro, gerente de Projetos da PPA.
O próximo passo é a Chamada para Soluções Locais, ação que é parte do projeto e tem o objetivo de impulsionar soluções ágeis e práticas para desafios pontuais. Com processos simplificados, a ação facilita o acesso a pequenos produtores e permite que menores investimentos tenham alto impacto local.
Essas iniciativas reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a regeneração ambiental da Amazônia, criando um modelo de parceria integrado que contribui para o fortalecimento da economia local, preservação ambiental e inclusão social.
“As empresas desempenham um papel importante no fomento à iniciativa que geram impactos positivos. A Suzano firma parcerias estratégicas pois acredita que, ao unir esforços, consegue maximizar o alcance e efetividade de seus projetos. Esperamos que o Programa Paricá contribua com desenvolvimento sustentável das comunidades e promova uma transformação positiva na região”, afirma Giordano Automare, gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.