Proteção

Eleição para os novos conselheiros tutelares de Belém será em primeiro de outubro

Campanha vai até o dia 30 de setembro

17/08/2023, 08:31
 Eleição para os novos conselheiros tutelares de Belém será em primeiro de outubro

No dia 1º de outubro será realizada a eleição para os novos conselheiros tutelares de Belém. O pleito irá eleger 40 novos conselheiros, para um mandato de quatro anos, e terá o apoio da Prefeitura de Belém, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) e do Ministério Público do Pará (MPPA).

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) é o órgão coordenador da eleição, que vai reunir 257 candidatos este ano. A votação será no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em escolas municipais e estaduais de Belém (que ainda estão sendo definidas). Qualquer pessoa pode votar, basta ter a partir de 16 anos, apresentar o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.

 

“As campanhas dos candidatos começaram no dia 14 de agosto e vão encerrar no dia 30 de setembro. Os locais de votação estão pré-definidos. O Comdac coordena todo esse processo, desde o registro das candidaturas até a condução da votação”, explicou Muller Maia, presidente do Comdac.

 

"A defesa das crianças é, e sempre foi, prioridade de nossa gestão, e a eleição dos conselheiros é democrática e com participação popular", destacou o prefeito Edmilson Rodrigues. "Por isso tem todo o apoio da Prefeitura".

 

Urnas eletrônicas

Durante o pleito, o TRE vai disponibilizar urnas eletrônicas. Os equipamentos serão divididos nos oito distritos: 74 urnas no Distrito Administrativo do Guamá (Dagua); 20 no Distrito Administrativo de Belém (Dabel); 67 urnas no Distrito Administrativo do Benguí; 61 urnas no Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac); 43 urnas Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent); 20 urnas no Distrito Administrativo de Mosquiero (Damos); 49 urnas no Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico); e 20 urnas no Distrito Administrativo de Outeiro (Daout).

 

Objetivo

O Conselho Tutelar tem o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Em Belém, existem oito Conselhos Tutelares, que cobrem os oito distritos administrativos da capital, DAGUA, DAICO, DAENT, DASAC, DAOUT, DAMOS, DABEN e DABEL


Fonte: Agência Belém

Foto: Marcos Barbosa/ Comus

Mais matérias Cidades