Balanço

Derrotas de candidatos apoiados por Helder Barbalho no interior do Pará são sinais de alerta para 2026

Veja os resultados

06/10/2024 20:11
Derrotas de candidatos apoiados por Helder Barbalho no interior do Pará são sinais de alerta para 2026

As derrotas do governador Helder Barbalho (MDB), “por todo Pará” estão se configurando em grandes alertas para as eleições de 2026. Se em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, a derrota do clã Barbalho tem nome e sobrenome – Daniel Santos – e mais de 200 mil votos e acima de 80%, em Marabá, sudeste do Pará, a derrota de Chamonzinho já foi confirmada.

Em Marabá,

O eleito na cidade polo do sudeste do estado foi Toni Cunha, com cerca de 70 mil votos, ou 51,05%, e Chamonzinho em segundo, com cerca de 47 mil votos. A derrota de Chamonzinho, do MDB, concretizada em Marabá, é também a derrota de Helder Barbalho, que antes das eleições projetava fazer 100 prefeitos “por todo Pará”. E Marabá é Marabá, um dos maiores PIB do Estado, com forte influência na economia e política.




 

Helder apostava tanto em Marabá e em Chamonzinho, que até deslocou para aquela cidade a própria equipe de comunicação e marketing, liderada por um diretor de cinema e vídeo premiado, que faz todos os comerciais da gestão Helder, desde 2019. Essa equipe estava trabalhando desde a metade do mês de junho. Parece que não deu muito certo tanto empenho.

 

Santarém

Na “Pérola do Tapajós”, Santarém, contrariando a última pesquisa Doxa, que dava JK do Povão, do PL, liderando a corrida eleitoral e podendo vencer no 1º turno, o candidato do MDB, Zé Maria Tapajós, que exerceu o cargo de deputado estadual no Pará no período de 2021 a 2023, reagiu a eleição será definida em segundo turno entre Zé Maria e JK do Povão


O atual prefeito Nélio Aguiar, do DEM, que apoiou Zé Maria, pode respirar melhor, literalmente. Na madrugada da sexta-feira, 4, Aguiar, apresentou um quadro de dor abdominal intensa e dificuldade respiratória, e foi levado ao hospital. Após avaliação inicial, a equipe médica determinou a necessidade de internação para a realização de exames e acompanhamento especializado. Ele está bem, depois do susto.




 

Canaã dos Carajás – Outra reeleição incontestável, como a de Ananindeua, é a de Josemira, do MDB, em Canaã dos Carajás. Ela teve 41.485 votos ou mais de 80% pontos percentuais.


 

Altamira

Em Altamira, sudeste do Pará, o eleito foi Dr. Loredan, do PSD, que derrotou Claudomiro Gomes, do PP, que concorria à reeleição. Loredan teve mais de 20 mil votos e 32,47% de percentual dos votos.



 

Outros eleitos - Em Bragança, nordeste do Pará, o vencedor foi Dr. Mário, do MDB, com 74,96% e 45.599 votos. Em Tomé-Açu, quem perdeu a eleição foi Adriano Doido, do Republicanos, que era apoiado por Antônio Doido, que concorreu em Ananindeua. O eleito é Carlos da Vila Nova, do MDB, com 25.599 votos. Em Santa Bárbara do Pará, o eleito foi Marcão, com 7. 907 votos.

 

Parauapebas

Aurélio Goiano, do Avante, foi eleito em Parauapebas, com 91.912 votos. Aurélio, que já foi vereador e se destacou por fazer apontamos no governo de Darci Lermen.

 

Castanhal

Na cidade modelo, o eleito é Hélio Leite, do União Brasil, que venceu Hélio Titan, do MDB, em mais uma derrota importante para Helder Barbalho. Leite teve cerca de 50 mil votos.




 

Foto (capa): Henrique Raynal/Casa Civil

Mais matérias Cidades