As derrotas do governador Helder Barbalho (MDB), “por todo Pará” estão se configurando em grandes alertas para as eleições de 2026. Se em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, a derrota do clã Barbalho tem nome e sobrenome – Daniel Santos – e mais de 200 mil votos e acima de 80%, em Marabá, sudeste do Pará, a derrota de Chamonzinho já foi confirmada.
Em Marabá,
O eleito na cidade polo do sudeste do estado foi Toni Cunha, com cerca de 70 mil votos, ou 51,05%, e Chamonzinho em segundo, com cerca de 47 mil votos. A derrota de Chamonzinho, do MDB, concretizada em Marabá, é também a derrota de Helder Barbalho, que antes das eleições projetava fazer 100 prefeitos “por todo Pará”. E Marabá é Marabá, um dos maiores PIB do Estado, com forte influência na economia e política.
Helder apostava tanto em Marabá e em Chamonzinho, que até deslocou para aquela cidade a própria equipe de comunicação e marketing, liderada por um diretor de cinema e vídeo premiado, que faz todos os comerciais da gestão Helder, desde 2019. Essa equipe estava trabalhando desde a metade do mês de junho. Parece que não deu muito certo tanto empenho.
Santarém
Na “Pérola do Tapajós”, Santarém, contrariando a última pesquisa Doxa, que dava JK do Povão, do PL, liderando a corrida eleitoral e podendo vencer no 1º turno, o candidato do MDB, Zé Maria Tapajós, que exerceu o cargo de deputado estadual no Pará no período de 2021 a 2023, reagiu a eleição será definida em segundo turno entre Zé Maria e JK do Povão
O atual prefeito Nélio Aguiar, do DEM, que apoiou Zé Maria, pode respirar melhor, literalmente. Na madrugada da sexta-feira, 4, Aguiar, apresentou um quadro de dor abdominal intensa e dificuldade respiratória, e foi levado ao hospital. Após avaliação inicial, a equipe médica determinou a necessidade de internação para a realização de exames e acompanhamento especializado. Ele está bem, depois do susto.
Canaã dos Carajás – Outra reeleição incontestável, como a de Ananindeua, é a de Josemira, do MDB, em Canaã dos Carajás. Ela teve 41.485 votos ou mais de 80% pontos percentuais.
Altamira
Em Altamira, sudeste do Pará, o eleito foi Dr. Loredan, do PSD, que derrotou Claudomiro Gomes, do PP, que concorria à reeleição. Loredan teve mais de 20 mil votos e 32,47% de percentual dos votos.
Outros eleitos - Em Bragança, nordeste do Pará, o vencedor foi Dr. Mário, do MDB, com 74,96% e 45.599 votos. Em Tomé-Açu, quem perdeu a eleição foi Adriano Doido, do Republicanos, que era apoiado por Antônio Doido, que concorreu em Ananindeua. O eleito é Carlos da Vila Nova, do MDB, com 25.599 votos. Em Santa Bárbara do Pará, o eleito foi Marcão, com 7. 907 votos.
Parauapebas
Aurélio Goiano, do Avante, foi eleito em Parauapebas, com 91.912 votos. Aurélio, que já foi vereador e se destacou por fazer apontamos no governo de Darci Lermen.
Castanhal
Na cidade modelo, o eleito é Hélio Leite, do União Brasil, que venceu Hélio Titan, do MDB, em mais uma derrota importante para Helder Barbalho. Leite teve cerca de 50 mil votos.
Foto (capa): Henrique Raynal/Casa Civil