São Paulo, SP - O Empreendedor Social chega à sua 21ª edição no clima da COP 30, que tem Belém/PA como sede e coloca o Brasil no centro do debate global sobre a crise climática e seus impactos ambientais, sociais e econômicos. Nessa perspectiva, a premiação 2025 terá duas categorias que se relacionam com a COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) em terras brasileiras.
Realizado pelo jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab, entidade-irmã do Fórum Econômico Mundial, o concurso está com inscrições abertas e os candidatos poderão se inscrever até 30 de abril por meio da plataforma Prosas, em: premiofolha.prosas.com.br.
Reconhecimento
A categoria Inovadores Sociais do Ano que irá reconhecer soluções baseadas na natureza, na transição energética e em cidades resilientes.
Já a categoria Soluções que Inspiram será voltada à garantia de direito às populações mais vulneráveis, com olhar para temáticas como direitos humanos, cidadania, inclusão social e produtiva, democracia, gênero e raça.
O Empreendedor Social é porta de entrada de brasileiros para uma comunidade global que agrega 500 premiados pela Schwab ao redor do mundo. São inovadores sociais que atuam em 190 países e impactaram diretamente a vida de mais de 920 milhões de pessoas.
Na última reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, em fevereiro, o brasileiro Valmir Ortega, um dos vencedores do Empreendedor Social em 2024, foi anunciado entre os 18 Inovadores Sociais do Ano, em uma seleção global realizada pela fundação.
A startup regenera terras degradadas em biomas ameaçados por meio de sistemas florestais em modelos de parceria inovadores.
Histórico
Ao longo das últimas 20 edições da premiação, Folha e Schwab chancelaram 179 iniciativas, entre finalistas e premiadas desde 2005.
Em 2024, além de Valmir Ortega, Simony César foi reconhecida pela Super Nina, plataforma que combate assédio e importunação sexual na mobilidade urbana, na categoria Soluções que Inspiram.
O prêmio 2025 elegerá seis finalistas nas duas categorias a serem submetidos ao júri para definição dos vencedores, que serão anunciados em setembro. A cerimônia de premiação foi antecipada neste ano em função da COP, que acontece entre 10 e 21 de novembro em Belém, e deve contar com ações especiais do Empreendedor Social.
Todos os finalistas participam ainda da MobilizAção, plataforma de captação de doações que engaja os leitores nas causas visibilizadas pelo prêmio.
Foto: Folhapress
(Com a Folha)