São Paulo, SP - A Globo anunciou internamente, na quinta-feira (14), o lançamento da GE TV, um novo canal esportivo digital voltado para concorrer com o fenômeno CazéTV no YouTube.
Segundo o colunista Gabriel Vaquer, do portal F5, a comunicação foi feita por e-mail pelo executivo Renato Ribeiro, diretor de esportes da emissora, aos funcionários do setor.
O projeto, que estreia já em setembro, marca a aposta da Globo no mercado digital, mirando o crescente potencial de faturamento da internet.
A GE TV será liderada por Tossiro Neto, que responde diretamente a George Guilherme, diretor de transmissões esportivas.
Amanda Kestelmann, ex-FC Diez Media, também terá papel de destaque nos bastidores. A equipe de talentos inclui nomes como Jorge Iggor, ex-TNT Sports, que será a voz principal do projeto, além de Bruno Formiga (ex-TNT Sports), Mariana Spinelli (ex-ESPN) e Luana Maluf (ex-Band e Amazon).
A emissora fez a escolha estratégica por não aproveitar nomes da sua atual equipe da TV aberta ou do SporTV, focando em novos rostos para o canal, provavelmente para atrair um público que os acompanhava em suas antigas casas.
O principal atrativo da GE TV será a transmissão gratuita de eventos esportivos ao vivo, estratégia semelhante à da CazéTV, cuja audiência e faturamento dispararam no YouTube, dando a eles até grande influência nas negociações dos direitos de transmissão de campeonatos importantes de futebol.
O movimento mostra que a Globo está bem alerta ao potencial de crescimento no ambiente digital, onde já experimentou projetos como a ViU, voltada ao agenciamento de influenciadores e artistas.
A comunicação interna sobre a criação da GE TV responde à curiosidade dos funcionários do próprio setor esportivo da Globo, que buscavam detalhes sobre o projeto.
O comunicado interno foi breve, já que a emissora deverá divulgar informações detalhadas em breve, quando fizer o anúncio público de lançamento do canal.
Com esse investimento, a Globo corre atrás de aumentar a sua presença no universo digital, competindo diretamente com plataformas que já dominam o mercado de streaming esportivo, por isso expectativa - e pressão - é que a iniciativa logo alcance bons números de audiência.
O canal deverá usar o atual canal do GE (Globo Esporte) no YouTube, que já tem mais de 6 milhões de inscritos.
Foto: Divulgação
(Com O Antagonista)