É Golpe!

Lista elaborada pelo Procon traz 78 sites suspeitos de golpes nesta Black Friday

Dois a cada três consumidores brasileiros pretendem ir às compras nesta sexta-feira (24), de acordo com o Google.

24/11/2023 13:00
Lista elaborada pelo Procon traz 78 sites suspeitos de golpes nesta Black Friday

Belém (PA) - O Procon divulgou uma lista com 78 sites que devem ser evitados por consumidores nesta Black Friday. Entram no ranking as empresas que não responderam às queixas de consumidores mesmo depois de terem sido notificadas pelo órgão de defesa.


Com o salto da internet, as pessoas ganharam o mundo digital também no processo de consumo. Mas a forma de lidar e comprar com essas ferramentas também precisa de educação e atenção. É preciso entender que, quase sempre, a facilidade de compra caminha lado a lado com a facilidade de golpe”, explica o economista Everson Costa, diretor técnico do Dieese Pará.


De acordo com levantamento feito pelo Google, dois a cada três consumidores brasileiros pretendem ir às compras nesta sexta-feira (24), dia também em que golpes de sites e emails falsos de Black Friday chegam a triplicar.


O número de sites que o Procon recomenda evitar quase dobrou em relação ao ano passado. Na lista, o consumidor pode ver as URLs das páginas (o endereço do site), o CNPJ e o nome da empresa responsável.O Procon-SP recomenda evitar clicar em links de ofertas recebidas por email, WhatsApp e redes sociais.


Everson explica que “o Pará possui, infelizmente, um índice muito elevado de pessoas que caem em golpes virtuais, inclusive golpes bancários, onde você é prejudicado não apenas por ser enganado, mas também por ter o dinheiro em conta roubado”. Para ele, é importante redobrar a atenção e a busca por informação. “É o seu perfil de consumidor, sua educação enquanto comprador, que vai determinar se você está propenso a cair em um golpe ou não”, conclui.


Golpes que usam sites falsos são chamados de phishing, referência à palavra pescaria em inglês, pois os cibercriminosos usam algum tema de interesse da vítima como isca. Somente a Kaspersky, empresa de cibersegurança, identificou e bloqueou mais de 30 milhões de ataques de phishing relacionados a compras online, sistemas de pagamento e instituições bancárias nos primeiros dez meses de 2023.


A lista elaborada pelo Procon está sempre em atualização e pode ser conferida neste link.


(Foto: Reprodução/CardMapr/Unsplash)

Mais matérias Cidades