Agora sim!

Nova tarifa para o Marajó, com reajuste de 10%, começa a vigorar nesta quarta, 26

Passagem para classe econômica, que afetaria apenas pessoas, segue sem reajuste. Decisão foi acordada em reunião nesta segunda, 24.

25/03/2025, 10:07
Nova tarifa para o Marajó, com reajuste de 10%, começa a vigorar nesta quarta, 26

Belém, PA - Começa a valer a partir desta quarta-feira, 26, o reajuste de 10% no valor da passagem entre Icoaraci e o Porto do Camará, no Marajó. O novo valor será aplicado a todos os tipos de veículos, mas não afetará a classe econômica, onde viajam apenas pessoas não munidas de carros.


Já os caminhoneiros seguem com direito a uso do espaço destinado para descanso e higiene no porto da empresa em Icoaraci, além da manutenção de prioridade para embarque, independentemente de vagas destinadas a veículos menores.


Outra decisão da reunião foi a abertura de um processo licitatório para novas concessões da linha Icoaraci-Camará, fato que, caso realmente seja consumado, colocará fim a um monopólio de 25 anos da empresa Henvil sobre o trajeto.


Vitória da resistência


O acordo foi firmado após dias de intensos protestos contra o aumento da tarifa que, incialmente, seria de 26%. A reunião desta segunda-feira foi realizada na sede da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), em Belém, sob coordenação do secretário da Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Estado, Jarbas Vasconcelos.   


A resistência do povo marajoara, que se recusou, inclusive, a deixar os celulares do lado da sala onde aconteceu a reunião, foi determinante para alcançar os resultados hoje comemorados por essa população - que está entre as mais socialmente carentes do Estado e que, por isso mesmo, rejeita novos absurdos.


“Esse percentual total de 10% imediatos deverá vigorar até que o Governo do Estado promova a abertura de um processo licitatório para a concessão de serviços a outras empresas na linha Icoaraci-Camará, o que poderá quebrar um monopólio de 25 anos da empresa Henvil. Uma promessa que se arrasta há muitos anos, sem que seja concretizada”, destacou um dos representantes da comunidade quilombola Molungo, que participou do encontro.


O reajuste refere-se ao transporte de todo tipo de veículo. A tarifa diz respeito à linha Icoaraci-Camará e às travessias entre os municípios da ilha do Marajó: de Salvaterra para Soure e Cachoeira do Arari.


Foto: Dário Pedrosa

Mais matérias Cidades