Presidência da COP30 e Bloomberg Philanthropies anunciam Fórum de Líderes Locais no Rio de Janeiro

O Fórum da COP30 reunirá centenas de líderes locais de 3 a 5 de novembro para impulsionar a próxima década de progresso climático

25/06/2025, 21:00
Presidência da COP30 e Bloomberg Philanthropies anunciam Fórum de Líderes Locais no Rio de Janeiro

Londres, ING, Rio de Janeiro, BRA - A Presidência da COP30 e a Bloomberg Philanthropies anunciaram hoje o Fórum de Líderes Locais da COP30, um encontro de três dias a ser realizado no Rio de Janeiro de 3 a 5 de novembro. Organizado em parceria entre o Brasil e a Bloomberg Philanthropies, o Fórum reunirá centenas de prefeitos, governadores e líderes subnacionais para destacar soluções climáticas locais e demonstrar como cidades, estados e regiões estão acelerando o progresso em relação às metas climáticas globais.


“Enquanto nos preparamos para a COP30 no coração da Amazônia, somos inspirados pelo espírito de mutirão - um esforço coletivo onde cada voz e cada nível de governança contribuem para um objetivo comum. O Fórum de Líderes Locais da COP30 será uma plataforma vital para destacar o papel das cidades e regiões na entrega de soluções climáticas reais, inclusivas e duradouras”, destacou o Embaixador André Corrêa do Lago, Presidente-Designado da COP30.


O Fórum marca um passo fundamental para transformar a COP30 de uma negociação para uma entrega, colocando a liderança local no centro da ação climática. Realizado poucos dias antes da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30 e das negociações oficiais, o encontro destacará como políticas locais ousadas podem melhorar vidas ao mesmo tempo em que promovem as metas climáticas globais.


Esses essas metas estão a triplicação da energia renovável até 2030, a duplicação da eficiência energética, a transição para longe dos combustíveis fósseis e a mobilização de pelo menos US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035 para apoiar os países em desenvolvimento na linha de frente da crise.


“Só haverá justiça climática se houver também justiça urbana. Belém precisa ser, além da COP da Floresta, a COP das Cidades. A COP da Amazônia também deve ser a COP das cidades amazônicas. Falar de meio ambiente e de mudanças climáticas é, na verdade, falar de pessoas”, destacou Jader Filho, Ministro das Cidades do Brasil.


O Fórum reforçará o multilateralismo por meio da diplomacia subnacional e, guiado pelos resultados do Balanço Global (Global Stocktake), acelerará a implementação do Acordo de Paris, fortalecendo a colaboração entre governos nacionais e locais para cumprir suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).


“O Rio de Janeiro tem a honra de receber o Fórum de Líderes Locais da COP30, que reunirá centenas de líderes subnacionais na cidade para acelerar a transição da negociação para a implementação”, celebrou Eduardo Paes, Prefeito do Rio. “Há dez anos, centenas de prefeitos se reuniram em Paris - fora das negociações formais da COP - para instar os líderes nacionais a adotarem ações climáticas ousadas e melhorarem a vida dos moradores das cidades ao redor do mundo”, complementou Anne Hidalgo, prefeita de Paris, embaixadora global do Global Covenant of Mayors e vice-presidente da C40 Cities.


Em Belém


Em seguida ao Fórum, uma delegação de líderes locais viajará para Belém para conectar os eventos do Rio à COP30, representando formalmente uma agenda climática subnacional unificada na COP30. A Constituência de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA), que serve como a voz das cidades e regiões no processo da UNFCCC, trará uma visão unida de mobilização para uma COP30 Local-para-Global e além.


O Cities & Regions Hub, co-convocado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, como ponto focal da LGMA, e o ONU-Habitat e sediado pelo Ministério das Cidades do Brasil na Zona Azul (Blue Zone) da COP30 em Belém, servirá como o centro central para cidades, regiões e suas redes, destacando a liderança climática subnacional, a colaboração multinível e como os governos locais e subnacionais podem contribuir para o processo da UNFCCC.


“Todos os líderes locais e regionais presentes e atuantes no Rio, Belém, ou sediando um Town Hall COP em casa, compartilham um objetivo: buscamos resultados da COP30 que nos capacitem a ajudar a implementar o Acordo de Paris”, disse Katrin Stjernfeldt Jammeh, Presidente do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, e Prefeita da Cidade de Malmö, Suécia.


O Fórum, criado durante a Cúpula de Ação Climática Local da COP28 (LCAS), co-organizado pela Bloomberg Philanthropies e pela Presidência da COP28 em Dubai. Como a primeira cúpula formal a integrar líderes subnacionais no programa da COP, reuniu mais de 500 prefeitos, governadores e líderes locais de mais de 60 países para conectar a ambição global com soluções locais.


A Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição (CHAMP) foi lançada lá, e quase US$ 470 milhões foram mobilizados para a ação climática urbana. Desde então, mais de 70 países - representando 33% da população global, 35% das emissões e 58% do PIB global - prometeram fazer parceria com governos locais para cumprir as metas climáticas nacionais.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades