A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) recebeu, nesta terça-feira (1º), os calouros aprovados no Processo Seletivo Próprio (Prosel). O certame contou com mais de 8,3 mil inscritos disputando 1.170 vagas em 43 cursos distribuídos pelos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. A lista dos aprovados pode ser consultada na página da Pró-reitoria de Ensino (Proen), no site proen.ufra.edu.br.
A reitora da Ufra, professora Herdjania Veras de Lima, ressaltou a importância do Prosel para a valorização dos candidatos do estado do Pará. "Esperamos que todos os novos alunos aproveitem ao máximo os conhecimentos compartilhados por nosso corpo docente. Eles serão bem acolhidos por toda a comunidade acadêmica. Sejam bem-vindos à Universidade Federal Rural da Amazônia".
Entre as 10 maiores notas gerais do Prosel 2025, oito pertencem a candidatos do curso de Medicina Veterinária. No entanto, a maior nota foi conquistada por um estudante do curso de Sistemas de Informação, todos do campus de Belém. Confira o ranking:
1º - Antonio Pedro Lisboa Russo; Sistemas de Informação (Belém) 2º - Lucas José Costa Souza; Medicina Veterinária (Belém) 3º - Evelyn Delgado Neves; Medicina Veterinária (Belém) 4º - Flávio Alves Pereira; Medicina Veterinária (Belém) 5º - Clara Sthefany Pereira Felizardo; Medicina Veterinária (Belém) 6º - Yasmin Rocha Sá; Medicina Veterinária (Belém) 7º - Verônica Myrna Cordeiro Reis; Medicina Veterinária (Belém) 8º - Enzo Vinícius Mattar de Oliveira; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (Belém) 9º - Sophia Marcella Costa Lucena; Medicina Veterinária (Belém) 10º - Natalia Silva dos Santos; Medicina Veterinária (Belém)
O curso mais concorrido do Prosel 2025 foi Pedagogia, com uma relação de 36,6 candidatos por vaga, seguido por Medicina Veterinária (32,7 candidatos/vaga) e Bacharelado em Ciências Biológicas (24,5 candidatos/vaga), todos no campus de Belém.
Neste ano, a Ufra disponibilizou 2.290 vagas, sendo 1.120 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 1.170 pelo Prosel. O novo curso de Gestão do Agronegócio teve todas as suas vagas ofertadas exclusivamente pelo Prosel.
Nos campi de Belém e Tomé-Açu, todas as vagas foram preenchidas. Entretanto, nos campi de Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Capanema, algumas vagas permaneceram abertas em oito cursos. No total, o Prosel 2025 preencheu 1.117 vagas.
Os aprovados devem estar atentos ao prazo de habilitação da matrícula, que inicia nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 8 de abril. A documentação obrigatória para a matrícula, realizada integralmente online pelo Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS) da Ufra, está disponível para download no site da Proen.
Os calouros do Prosel e do Sisu iniciarão suas atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo de 2025, com início marcado para 19 de maio. No entanto, os cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras - Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, terão suas aulas começando no segundo semestre.
Fonte: G1
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará