Ministro das Cidades ainda destacou obras para a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025
O ministro das Cidades, Jader Filho, revelou nesta quarta-feira (4/12), no programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma série de medidas emergenciais para combater a grave seca que afeta o Pará.
A estiagem, considerada a pior da história do estado, já atinge mais de 30 municípios e traz grandes desafios para as comunidades. Além disso, o ministro detalhou investimentos importantes em infraestrutura urbana e ambiental para preparar Belém para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025.
Ações emergenciais para enfrentar a seca
Jader Filho apresentou diversas iniciativas para mitigar os impactos da seca. Entre as principais ações, o ministro anunciou o pagamento de R$ 2.800 em auxílio emergencial, por dois meses, para pescadores do Baixo Amazonas, como em Santarém. Além disso, será feito o adiantamento do Seguro-Defeso. No total, 115 mil pescadores em todo o estado serão beneficiados.
O ministro explicou que tem feito o trabalho de articulação entre as gestões dos municípios paraenses e os ministérios do Governo Federal para viabilizar soluções emergenciais para as localidades atingidas, espalhadas nas regiões oeste, nordeste, Marajó, sul e sudeste do estado.
“Esta já é a pior seca da história do Pará. Seguiremos articulando com outros ministérios e dedicando esforços para atender as necessidades locais. Estou à disposição dos prefeitos paraenses neste momento de necessidade”, disse.
COP 30
O ministro também abordou os preparativos para a COP 30. O Governo Federal já destinou mais de R$ 4,7 bilhões para obras de infraestrutura e urbanização.
Entre as obras previstas, estão o saneamento do Ver-o-Peso, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do Una, a construção do Parque Urbano do Igarapé São Joaquim e a urbanização de canais como Tucunduba, Mata-Fome e Ariri-Bolonha.
“Belém precisa estar à altura do desafio de sediar a COP 30. Nosso trabalho é garantir que essa conferência seja a COP da floresta e das cidades, com políticas públicas que alcancem a vida das pessoas. Estamos mostrando ao mundo que o Brasil está liderando a agenda climática e urbana”, destacou Jader Filho.
Mobilidade e revitalização em Belém
O ministro também mencionou iniciativas de mobilidade urbana, como o financiamento para a compra de 503 novos ônibus para o estado e a revitalização da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci. Ele enfatizou que essas ações refletem o esforço conjunto entre o Governo Federal, o estado do Pará e a Prefeitura de Belém.
"Essas ações são exemplos de como estamos unindo esforços entre o Governo Federal, o estado do Pará e a Prefeitura de Belém para transformar a cidade e preparar o Pará para o futuro", concluiu Jader Filho, destacando seu compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.