Crédito rural, licenciamento ambiental, regularização fundiária, agricultura familiar e recomposição de áreas rurais estão entre os objetivos da Comissão.
Belém, PA - Após dois mandatos como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) assume a presidência da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.
Com a missão de avançar com os projetos relacionados ao crédito rural, licenciamento ambiental, regularização fundiária, agricultura familiar e recomposição de áreas rurais, o parlamentar está focado em limpar a pauta do colegiado que, atualmente, tem 75 projetos em tramitação.
Representante do Pará - estado que será sede da COP30 em novembro -, o senador Zequinha terá a missão de mostrar ao mundo que o agro brasileiro produz com sustentabilidade e que pode colaborar para controlar as mudanças climáticas.
Nesta semana, o novo presidente da CRA apresentou no Senado o projeto (PL 514/2025) que altera a política agrícola brasileira e estabelece entre suas diretrizes o estímulo a conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis.
A proposta modifica também um artigo da Lei nº 8.171/1991 para estabelecer que o crédito rural tenha condições favorecidas para projetos de recomposição de áreas degradadas.
O Brasil possui, aproximadamente, 177 milhões de hectares de pastagens cultivadas, das quais cerca de 109,7 milhões de hectares (60%) apresentam algum nível de degradação.
Dessas áreas degradadas, cerca de 28 milhões de hectares possuem um alto potencial para a implantação de culturas agrícolas, o que poderia resultar em um aumento de 35% na área total plantada com grãos em relação à safra 2022/2023.
“Vamos mostrar para todos que, muito além de ser um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, o Brasil tem uma produção que segue em bases sustentáveis e que tem muito a colaborar com o compromisso de conter os avanços do clima. A recuperação de áreas degradadas pode gerar empregos, promover o desenvolvimento regional e posicionar o Brasil como líder em práticas agrícolas sustentáveis”, comentou o senador Zequinha.
Foto: Divulgação/Senado Federal
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.