A cada verão

Em Salinas, crimes nas areias do Atalaia se repetem sem que os autores sejam, ao menos, importunados

Vídeos encaminhados ao Portal Olavo Dutra mostram que educação e respeito estão longe de ser previlégio de quem possui dinheiro ou acesso a colégios caros e carros de luxo

15/07/2024, 14:38

Lixo no Atalaia: cena que se repete a cada ano. (Vídeo: redes sociais)


Belém, PA - Por mais um ano, os barões que escolhem a atlântica Salinópolis para curtir o sol de julho mostram que educação e respeito pelo meio ambiente possuem um sentido meio que inverso ao poder aquisitivo. As denúncias encaminhadas aos editores apresentam uma gama variada de crimes que se repetem ano a ano nas areias do Atalaia, sem que ninguém seja incomodado.


Um dos vídeos mostra imagens que se repetem a cada verão. A horda que atraca na areia do Atalaia deixa um rastro de lixo semelhante à educação de quem transforma a praia num grande bar a céu aberto. Tudo ao lado de áreas de proteção ambiental e de pontos de desova de tartarugas. Nada contra quem quer se divertir, mas tudo contra a omissão de quem poderia conter ou controlar esse caos.


E, à noite, quando a turma se reúne novamente, o ambiente está sempre pronto para receber uma nova leva de garrafas de vidro e todo tipo de lixo doméstico porque tanto a Prefeitura de Salinópolis quanto as forças que contribuem para a organização do local já terão feito as vezes de ‘babá’, deixando tudo limpo para que os marmanjos de plantão sujem tudo novamente.


Um dos vídeos encaminhados ao POD também mostra o show de exibição num veículo modelo RAM, que - para muitos - equivale a uma fortuna, dando cavalos-de-pau onde, dias antes, agentes do Detran-PA posaram em fotos afirmando que “todo tipo de infração na areia do Atalaia seria punido com rigor”.


Vale ressaltar que esse é o mesmo tipo de crime que levou para cadeia o influencer Gleison Pereira Soares, conhecido como “Mago das Unhas”, flagrado no mesmo local em um carro de luxo e que segue preso até hoje. Mas os responsáveis pelas cenas recorrentes dos vídeos encaminhados ao Portal seguem livres, leves e soltos. Por isso, basta aguardar que, final de semana que vem, tem mais.


Fotos e vídeos: Redes Sociais

Mais matérias Cidades