História e Cidadania

Palácio Cabanagem abre as portas e mostra dia a dia do Poder Legislativo para estudantes

Espaço é aberto para visitação e grupos de estudantes de escolas públicas e privadas são recebidos por servidores da Casa que realizam tour guiado por entre obras e a arquitetura do local.

15/05/2024 22:47
Palácio Cabanagem abre as portas e mostra dia a dia do Poder Legislativo para estudantes

Belém, PA - Poucos pontos de Belém guardam nossa história com tanta riqueza de detalhes - sobretudo por meio de obras e da arquitetura - como o Palácio Cabanagem, no bairro da Cidade velha. No local, funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), onde decisões que afetam a vida de todos os paraenses são tomadas durante todo o ano.


Por isso mesmo, a presidência da Casa mantém um projeto que oferece a estudantes das redes pública privada a possibilidade de visitar o Palácio da Cabanagem, bem como entender, a partir de um tour guiado, a dinâmica de funcionamento do  Poder Legislativo do Pará.


A mais recente instituição a visitar o local foi a Escola Estadual "Renato Pinheiro Conduru”, no último dia 6. Os estudantes foram guiados pela Diretoria do Memorial da Casa Legislativa e conheceram as dependências da Assembleia Legislativa do Pará, obras de artes que estão no Palácio, além de entender e solucionar dúvidas sobre o funcionamento dos trabalhos desenvolvidos por deputados e deputada estaduais.


Na presidência da Casa, alunos e alunas foram recebidos por Reginaldo Marques, chefe de gabinete do presidente da Alepa, deputado estadual Francisco Melhjo, o Chicão, do MDB; pelo Procurador-Geral da Alepa, Justiniano Alves Junior; e pelo diretor do Memorial, Paulo Lourenço. 


"O parlamento paraense está aberto para escolas e para a comunidade. A visita desses alunos é importante para reconhecer como o trabalho dos deputados reflete e impacta diretamente na vida de cada um. Muitos projetos que são aprovados aqui no plenário são para a melhoria do dia-a-dia da população", destacou Reginaldo Marques.


A ideia de fazer a visita à sede da Alepa surgiu com os professores, a partir da necessidade de esclarecer o papel do legislativo na democracia. "Muitas pessoas ainda confundem as competências. Esses jovens precisam saber, até para cobrar, o que faz um vereador, um deputado estadual, um deputado federal ou senador. Viemos esclarecer e sair da rotina. É uma estratégia pedagógica", afirmou o professor de geografia e educação ambiental Romário Valente.


A estudante Millianny Ribeiro, de 17 anos, amou conhecer as obras de arte que estão sob a tutela da Alepa. Ela pretende cursar Direito e ficou encantada com o trabalho desenvolvido na Alepa. "Antes de chegarmos aqui tivemos aulas teóricas, fizemos redação e debatemos os desafios dos parlamentares e o que esperamos para o futuro. Foi muito interessante chegar até aqui e ver de perto como tudo funciona", contou.


Serviço

As instituições que desejarem fazer a visita guiada ao Palácio da Cabanagem podem fazer a solicitação via Ofício para a Presidência da Assembleia Legislativa.


Foto: Celso Lobo

Mais matérias Cidades