Combate à evasão

'Semana D pela Educação no Marajó' atua para reduzir evasão escolar em cidades marajoaras

Projeto tocado pelo TCMPA em parceria com o Unicef e apoio técnico do Instituto Peabiru alerta pais e responsáveis sobre a permanência dos alunos na sala de aula.

02/04/2024 23:09
'Semana D pela Educação no Marajó' atua para reduzir evasão escolar em cidades marajoaras

Belém, PA - Começou nesta terça, 2, a “Semana D pela Educação”, que envolve instituições públicas e não governamentais para garantir o retorno e a permanência de crianças e adolescentes às salas de aula em cidades do Arquipélago do Marajó. A ação faz parte da agenda pela educação promovida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e apoio técnico do Instituto Peabiru.


Dados técnicos do TCMPA mostram que os índices de abandono escolar no Marajó são quase o dobro da média do restante do Pará. Essa distância é ainda maior quando a comparação é feita em nível nacional. Nas séries iniciais, a evasão no Brasil é de 0,5% e, no Pará, de 1,7%. Nos municípios marajoaras, esse índice chega a 3,2%. Já nas séries finais, o abandono da sala de aula é de 1,9% no Brasil. No Pará, essa taxa é de 4,5% e de 8% no Arquipélago do Marajó.


4 mil crianças


O primeiro município a receber a caravana é Afuá, na parte ocidental do Arquipélago. O conselheiro do TCMPA, Cezar Colares; e o oficial de monitoramento do Unicef na Amazônia, Andersom Macedo, destacam que o trabalho de parceria é fundamental para dar continuidade e ampliar os resultados alcançados até o momento.


“Somente ano passo, a parceria firmada entre as instituições permitiu que mais de quatro mil crianças pudessem retornar às escolas. Esse ano queremos reduzir ainda mais a evasão escolar, garantindo o direito à educação, ainda mais numa região que necessita de atenção especial como é o Marajó”, explicou Colares.


Retorno às aulas


Em 2023, o projeto contribuiu para o retorno às unidades de ensino de 40% dos alunos que estavam fora da escola, de acordo com dados do Censo Escolar de 2019. O projeto também vai visitar as cidades de Chaves, Curralinho, Gurupá e Oeiras do Pará num trabalho de alerta a pais e responsáveis sobre a importância da permanência na sala de aula. Este ano, o projeto traz como slogan "No Marajó Fora da Escola Não Pode!”.


Em 2021, o arquipélago marajoara possuía 1.112 escolas municipais na zona rural, com 103.851 alunos matriculados e outras 143 unidades na zona urbana, com 68.722 estudantes matriculados. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e são utilizados pelo TCMPA na elaboração de relatórios sobre o assunto.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades