Programação também contou com a realização de uma audiência pública e prestação de serviços de cidadania para a população
Marabá, PA - A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) levou, nesta terça-feira, 7, seus trabalhos para Marabá, dentro do projeto Alepa Itinerante - COP30. A iniciativa, criada sob a presidência do deputado Chicão (MDB), tem como objetivo aproximar o Parlamento da população em diferentes regiões do Estado, ampliando o diálogo direto com lideranças locais, movimentos sociais e gestores municipais.
Durante a programação, que incluiu audiência pública, sessão ordinária e serviços de cidadania, os deputados estaduais aprovaram uma série de projetos de lei e decretos legislativos de grande impacto para os paraenses.
Os trabalhos da Alepa começaram às 8h, com a prestação de serviços à comunidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anísio Teixeira, no bairro Cidade Nova, na Avenida Nagib Mutran, S/N. A sessão ocorreu na Câmara Municipal de Marabá.
Um dos destaques foi a aprovação, em primeiro e segundo turnos, do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 15/2025, de autoria do Poder Executivo, que recebeu 26 votos favoráveis, apenas um contrário, do deputado Rogério Barra (PL), e uma abstenção da deputada Lívia Duarte (PSOL).
A matéria trata da reorganização da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), trazendo regras que valorizam a carreira e estabelecem novos parâmetros de gestão. O deputado Iran Lima (MDB) destacou que a proposta é uma lei de ganhos mútuos, pois prevê que, caso a arrecadação do Estado cresça 8% acima do previsto, será autorizada a concessão de verba indenizatória aos procuradores.
Outro projeto aprovado foi o PL nº 626/2025, também enviado pelo governo estadual, que trata da atualização na legislação do ICMS. O deputado Neil Duarte (PL) explicou que não há ônus para o Estado, já que se trata apenas de uma retificação técnica em relação a normas aprovadas em legislaturas anteriores. Ele frisou que não há prejuízo à arrecadação e que a medida corrige pontos necessários para dar mais clareza à cobrança do imposto.
Foi aprovado ainda o PL nº 646/2025, do Executivo, que teve apoio da maioria absoluta dos deputados, sem discussões, com voto contrário de Rogério Barra (PL) e abstenção de Lívia Duarte (PSOL). A proposta, que faz parte do pacote de ajustes técnicos do Legislativo, dispõe sobre a reorganização e a criação de cargos e funções na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), alterando a Lei Estadual nº 6.213, de 28 de abril de 1999, que trata da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Na pauta social, teve destaque o PL nº 515/2023, que garante atendimento prioritário e adequado na modalidade "drive-thru" a pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. O deputado Aveilton Souza (Avante), autor da matéria, ressaltou que se trata de uma medida essencial para assegurar dignidade a esse público, lembrando que muitas vezes idosos não conseguem subir escadas ou enfrentar longas esperas.
O deputado Fábio Freitas (Republicanos) também defendeu o projeto, citando legislação semelhante já aprovada, que obriga repartições localizadas em andares superiores a providenciarem atendimento em áreas acessíveis. Ele destacou que a proposta reforça a proteção à população mais vulnerável.
Demais Projetos de Lei
Outros projetos relevantes também foram aprovados. O PL nº 436/2024, iniciativa do deputado Carlos Bordalo (PT), reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal e oficial de comunicação e expressão, constituído por um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos. O texto recebeu o aval dos parlamentares, consolidando normas que reforçam a proteção cidadã.
Já o PL nº 706/2024, proposto por Dirceu Ten Caten (PT), que declara o Festival Folclórico da Amizade ("Fest Amizade") como patrimônio cultural e artístico do Estado do Pará, também foi aprovado. O PL nº 340/2025, que confere ao município de Belém o título de "Capital da Fé", foi enaltecido por seu propositor, o deputado Eliel Faustino (União Brasil), que agradeceu pela inclusão da matéria na sessão itinerante.
Ele destacou que a proposta tem impacto direto para Belém, especialmente às vésperas do Círio de Nazaré, fortalecendo a identidade cultural, social e turística da capital paraense. Faustino ressaltou ainda a atuação conjunta da Alepa com o governador Helder Barbalho (MDB) e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) para levar desenvolvimento e valorização a todas as regiões.
O plenário também aprovou o Decreto Legislativo (DL) nº 40/2025, que ratifica o Convênio ICMS nº 107/25, celebrado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A aprovação ocorreu por maioria, com voto contrário de Rogério Barra (PL) e abstenção de Lívia Duarte (PSOL).
Além da aprovação das matérias, a sessão em Marabá também marcou a destinação de R$ 1,170 milhão em emendas parlamentares para a Liga Cultural de Marabá, como gesto de valorização da cultura local. O recurso foi resultado da união dos deputados, que assinaram coletivamente a iniciativa.
Durante todo o dia, o projeto Alepa Itinerante ofereceu serviços de cidadania, como emissão de documentos, assessoria jurídica e atendimentos médicos, além de abrir espaço para a escuta popular em audiência pública. A iniciativa reforça o compromisso do Parlamento paraense em atuar próximo da população, ampliando a transparência e fortalecendo a democracia representativa.
Ao final da sessão, o presidente Chicão reforçou que o Alepa Itinerante é um projeto criado para fortalecer a presença do Legislativo nas diferentes regiões do Pará. “Estamos aqui para ouvir a população, votar projetos que têm impacto direto no cotidiano e aproximar a Casa das demandas de cada município. Marabá é um polo estratégico, e por isso a Alepa precisa estar presente de forma ativa”, destacou.
Foto: Celso Lobo/AID Alepa
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.