Dia das Bruxas

A sexta edição do Cortejo Visagento será realizada amanhã, em Belém

Evento evidencia lendas do folclore amazônico enquanto discute o meio ambiente

30/10/2024 15:30
A sexta edição do Cortejo Visagento será realizada amanhã, em Belém

A sexta edição do Cortejo Visagento convida o público a prestigiar mais uma noite de histórias, lazer e muita fantasia, amanhã, dia 31 de outubro. O evento traz o que há de mais singular na cultura da região Norte além de promover importantes discussões ambientais. Gratuito, o encontro vai ser iniciado no Cemitério Santa Izabel, a partir das 18h.

A temática deste ano é “O canto que ecoa nas florestas queimadas”, e o personagem homenageado será o Uirapuru. Esse tema foi pensado para refletir e chamar atenção sobre o alto número de queimadas na região amazônica e seus impactos negativos. Para além disso, Raimundo de Oliveira, um dos fundadores do cortejo, também traz uma provocação: “O bairro do Guamá, onde o evento acontece, é o bairro mais populoso de Belém, mas um dos menos arborizados, isso no coração da Amazônia.”

A coordenadora do ECNB, Mineia Silva, acrescenta a importância de escolher o Uirapuru como tema, devido à ameaça de extinção do animal, e, dentro do imaginário da cosmovisão amazônica, “o Uirapuru seria a voz que permanece na floresta, mesmo após todas se calarem.”

Relação do tema com a COP-30

O tema, assim como na edição do ano anterior, também carrega uma forte relação com a discussão ambiental. Como afirma Raimundo Oliveira, “essa questão está presente em nosso folclore amazônico ancestral”. “Nossa relação com a COP-30 é chamar a atenção para nossa existência, atentar para a falta das árvores, mas também lembrar que o bairro do Guamá é um bairro de 300 anos e nos falta diversas estruturas de acesso à cultura e mesmo estruturas básicas, evidenciar essa relação urbana com a floresta que precisa ser ressignificada.”

Programação do Cortejo

O cortejo se inicia em frente ao Cemitério Santa Izabel, depois segue pela Rua Paes de Souza até uma outra passagem muito folclórica do bairro, a passagem Caraparu, onde serão homenageados bois-bumbás locais. Depois, o cortejo segue para a travessa Liberato de Castro, onde encontra uma das escolas mais antigas do bairro, a Escola Frei Daniel e a Escola Barão de Igarapé Miri. Após, irão seguir para frente do ateliê do artista Jocatos, importante figura cultural e artística do bairro. A finalização do cortejo acontece na Praça Benedito Monteiro. A expectativa dos organizadores é reunir em torno de 3 mil pessoas na noite do cortejo.

Serviço - VI Cortejo Visagento

Data: 31/10

Horário: a partir das 18h

Local: Cemitério Santa Izabel -  Av. José Bonifácio - Guamá, Belém  - bairro do Guamá.

Mais matérias Cultura