Benevides, PA - O município de Benevides celebra um marco importante na construção de um futuro mais sustentável: o aniversário de 1 ano do programa Benevides Recicla, política pública pioneira que tem revolucionado a coleta seletiva na cidade e promovido inclusão social, educação ambiental e economia circular. Para marcar a data, será realizado no dia 15 de abril, no Ginásio Municipal (Nagibão), o sorteio da campanha “Seu Reciclável Vale Prêmios”, que presenteará participantes com um iPhone 15 e um PlayStation 5.
A campanha, que integra a metodologia de gamificação do programa Benevides Recicla, incentiva a destinação correta de embalagens plásticas por meio da troca de recicláveis por cupons do sorteio. A ação reforça o papel da população como protagonista na transformação ambiental do município, premiando boas práticas e fortalecendo a cultura da sustentabilidade.
Desde sua criação, o Benevides Recicla já mobilizou diretamente mais de 30% da população, alcançando resultados expressivos: mais de 81 toneladas de resíduos recicláveis foram corretamente destinados em menos de 1 ano de execução ativa. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Benevides, Natura, ONG Espaço Urbano, cooperativa RECICLABEN e Tetra Pak, que acreditam no potencial transformador da educação ambiental aliada à inovação social.
A comemoração do primeiro aniversário do programa terá início às 17h, com atividades abertas à população e apresentações dos impactos já conquistados. Às 20h, ocorrerá o tão aguardado sorteio da campanha, reafirmando o compromisso do município em tornar a reciclagem uma experiência lúdica, recompensadora e acessível a todos.
Além de reduzir emissões de CO₂ e preservar o bioma amazônico, o Benevides Recicla impulsiona o turismo sustentável e a segurança alimentar, por meio dos mais de 58 pontos de ativação do programa espalhados pela cidade.
Rumo à COP30, que será sediada em Belém em 2025, Benevides reafirma sua liderança no combate às mudanças climáticas como ‘cidade da tecnologia socioambiental’, mostrando que políticas públicas integradas e tecnologias sociais são fundamentais para transformar desafios ambientais em oportunidades concretas de desenvolvimento.
Foto: Divulgação