Belém, PA - Foi lançada nesta segunda-feira, 24, a pedra fundamental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Viseu, cidade do Nordeste paraense. Na oportunidade, a prefeitura municipal assinou a Ordem de Serviço para o início da construção da obra, orçada em R$ 25 milhões.
Os serviços já terão início na próxima semana e a previsão de entrega é de até 24 meses. Com isso, a população do município passará a ter formação técnica, superior e pós-graduação, ampliando as oportunidades dentro da educação profissional, científica e tecnológica para os viseuenses.
Na terça-feira, 25, foi realizada audiência pública para a implantação do Ifpa Viseu, com a presença da reitora da instituição, professora Ana Paula Palheta; da secretária municipal de educação Ângela Lima; dos vereadores Sandro Limão, Paulo Barros, Avelino Siqueira e Breno Guedes; do presidente da Câmara Municipal, vereador Fena Oliveira; do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Claudionor; do vice-prefeito Mauro da Serra; primeira dama Lígia Vale e do prefeito municipal Cristiano Vale. Também integrou a comitiva o corpo de secretariado, professores e alunos da rede municipal de ensino.
Para o prefeito Cristiano Vale, esse foi um momento histórico na educação de Viseu. "Estamos aqui realizando uma escuta popular para a definição dos cursos técnicos de graduação e pós-graduação que iremos ofertar aos alunos. As propostas que foram apresentadas serão analisadas e servirão de base para o planejamento do campus", explicou o gestor.
Segundo a professora Ana Paula Palheta, a chegada do Instituto a Viseu representa um grande avanço e a realização de um antigo sonho da comunidade. "Temos certeza de que iremos contribuir para o desenvolvimento social, econômico e principalmente educacional do município", afirmou a reitora.
Foto: Instagram/Prefeitura de Viseu