Belém, PA - Faleceu na noite desta sexta-feira, aos 81 anos, o pastor Gilberto Marques, um dos principais líderes da igreja Assembleia de Deus e presidente da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Pará (Comieadepa). Ele havia sido internado às pressas na UTI de um hospital particular de Belém com quadro de pneumonia, nesta quinta-feira.
Gilberto Marques também era pai do deputado federal Olival Marques (MDB-PA), que integra a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil, na Câmara Federal.
“Amigos, Lamentamos informar que na noite deste dia, 22.03, passou para o Senhor o meu pai Gilberto Marques de Sousa (Presidente da Comiadepa). Um homem que nos deixou um legado de amor, altruísmo e dedicação à obra de Deus. Pedimos oração em favor da nossa família”, publicou, nas redes sociais, o parlamentar.
O governador Helder Barbalho também lamentou a morte do pastor e, dada a importância de Gilberto Marques entre a comunidade evangélica, decretou luto oficial de três dias no Estado. “Lamento o falecimento do amigo e pastor da Assembleia de Deus, pastor Gilberto Marques. Decreto Luto Oficial no Estado e deixo meus sentimentos aos familiares e aos amigos”, declarou Helder Barbalho.
Em 2012, Gilberto Marques foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por conta dos projetos sociais desenvolvidos sob a coordenação dele na Assembleia de Deus. Antes de chegar como líder da igreja em Belém, ele pastoreou no distrito de Icoaraci e nas cidades de Soure, Capanema, Igarapé-Açu e Ananindeua.
Em âmbito nacional, Gilberto Marques integrou o Conselho Regional Norte da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), nos anos de 1990 e 1999. Foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora em 1997 e 5º secretário em 2003. Na AGO de 2007, foi eleito 6º vice-presidente e, desde então, sempre tem sido reeleito como um dos vice-presidentes da entidade.
Foto: arquivo pessoal