Justiça do Pará suspende liminar que autorizava operação da mina Onça-Puma, da Vale, em Ourilândia

A desinteligência entre governo do Estado e a mineradora vem desde fevereiro e tem como base a insatisfação do governo Lula com a direção da empresa.

05/04/2024, 08:00
Justiça do Pará suspende liminar que autorizava operação da mina Onça-Puma, da Vale, em Ourilândia
A


Mineração Onça Puma teve cassada, ontem, pelo Tribunal de Justiça do Pará, a liminar obtida em primeira instância que garantia o funcionamento da mina em expansão, localizada em Ourilândia, sudeste do Estado - única produtora de níquel da mineradora Vale. A decisão do TJ atende recurso de agravo de instrumento interposto pelo governo do Estado, que pediu a suspensão da decisão de primeira instância e, por conseguinte, suspendeu novamente a Licença de Operação do projeto, que tem investimento estimado em US$ 560 milhões. 


Decisão atende recurso do governo Helder Barbalho e paralisa projeto com investimento de mais de 560 milhões de dólares/Fotos: Divulgação.

Segundo a mineradora, em fevereiro de 2024 a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará havia suspendido a licença de operação da mina, sob a alegação de descumprimento de condicionantes ambientais. Após a decisão da Secretaria, a Vale ajuizou tutela provisória de urgência, tendo o juízo de primeira instância de Ourilândia, em 26 de fevereiro de 2024, restabelecido a vigência e validade da licença.  Em 1º de março, o Estado interpôs recurso de agravo de instrumento para o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que proferiu a decisão, suspendendo a decisão de primeira instância e a licença.

 

Até a última instância

 

A Vale informa que adotará as medidas judiciais cabíveis para buscar reverter a decisão, inclusive junto aos tribunais superiores, em Brasília.

 

Onça-Puma é a única mina de níquel da Vale no Brasil e atualmente está passando por um projeto de expansão, com a instalação de um novo forno, de 85 megawatts, com investimento estimado em US$ 560 milhões. O projeto deve adicionar mais 15 mil toneladas-ano de produção de níquel contido em ferroníquel a partir do segundo semestre de 2025 (Com informações de Brasil Mineral).

 

Conteúdo relacionado

Queda de braço entre Lula e Vale desacelera obras e ameaça comprometer planos de Helder para COP30

Papo Reto

 

Os impactos do garimpo ilegal de ouro alcançaram em cheio nove aldeias Yanomami, onde os índios, segundo estudo da Fiocruz, já apresentam altos níveis de contaminação por mercúrio no organismo.

 

Estudo mais amplo do mesmo Instituto, em 2022, já constara a tragédia que representa a presença de mercúrio em praticamente todas as espécies de peixe mais consumidas em quase toda a Amazônia Legal.

 

Ninguém explica o silêncio ensurdecedor do Ministério da Saúde - da ministra Nísia Trindade (foto) - diante de uma tragédia mais do que anunciada, que, mais cedo ou mais tarde, induzirá "índios e brancos" a ter tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e até morte.

 

 Já passa de mil o número de mortes por dengue, só este ano, no Brasil.

 

Abril Lilás chama atenção para os cuidados preventivos contra o câncer de testículo, cujo diagnóstico é simples se a doença for descoberta na fase localizada dentro do órgão e sem metástase.

 

Tal qual como procedem as mulheres com as mamas, o autoexame é o procedimento recomendado para detectar a doença cedo.

 

Mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda até  17h46 da última quarta-feira foi o que a Receita Federal já recebeu.

 

Sinal amarelo: apesar do que a direita chama de "escandalosa manipulação dos números" a produção da indústria brasileira recuou 0,3% em fevereiro, segunda queda sucessiva do índice, diz o IBGE.

 

Depois de enfrentar instabilidade, na quarta, o WhatsApp voltou ao normal no início da noite.

 

Mais matérias OLAVO DUTRA