Luiz Cláudio vai às compras a mando da deputada Lívia Duarte; afinal, alguém precisa trabalhar...

Profissional contratado como motorista leva inusitado, mas não raro caso de “desvio de função” à Justiça, segundo denúncia nas redes sociais.

25/05/2024 11:00
Luiz Cláudio vai às compras a mando da deputada Lívia Duarte; afinal, alguém precisa trabalhar...
F


oi parar na Justiça a - provável  - única e conhecida denúncia formulada por um cidadão contra um ‘representante do povo’ no Pará. A acusação é de exploração de trabalho - ou coisa que a valha - e de exposição a “situação vexatória”, mas, rigorosamente, de desvio de função.


Parlamentar é denunciada à Justiça por funcionário contratado por suposto desvio de função e situação vexatória/Fotos:/ Divulgação.

A candidata aos rigores da lei é a deputada estadual Lívia Duarte, do Psol, que, acredite, contratou os serviços profissionais do motorista Luiz Cláudio Alencar Gonçalves, mas, com tanto trabalho na Assembleia Legislativa, despachava o rapaz para tarefas, digamos, domésticas, como fazer compras em supermercados e comprar calçados para os filhos.

 

Carece de prevenção

 

Nem a propósito, o jornal “O Liberal” de hoje publica uma reportagem interessante referente à campanha nacional de sensibilização para a causa da saúde mental materna, denominada “Maio furta-cor”. Dá conta de que a “sobrecarga materna pode adoecer a mente”, isto é, mães sobrecarregadas estão sujeitas ao desenvolvimento de doenças mentais, caso em que, até prova em contrário, a nobre deputada Lívia Duarte não se encaixa.

 

Excesso de trabalho

 

Seu caso deve ser “excesso de trabalho” em uma Casa Legislativa cujas demandas exigem até ‘esforço concentrado’ para vencer pautas e mais pautas de interesse da população. Daí que, tendo contratado um profissional como motorista, a parlamentar se permitiu usar seus serviços para fins domésticos - e, convenhamos, além de se ver desviado da função, o motorista pode ser um daqueles homens que preferem não dirigir carrinhos de supermercado, muito menos comprar calçados sob medida para o filho alheio. Um vexame que deu errado.   



 


 

Do povo pelo povo...

 

Uma coisa é certa: se o Processo 0801366-10.2024.8.14.0301, no qual a denúncia de Luiz Cláudio está formulada der em nada, quer dizer, se, por alguma razão, a Justiça não julgar o caso a contento, seja a favor do motorista, seja a favor da deputada Lívia Duarte, sabe-se que há, no Legislativo do Pará, representante eleito pelo povo e pago pelo povo que, além de legislar em favor do povo, também “tira uma casquinha” do povo ao arrepio da lei. Veja o que dizem as redes sociais sobre o caso:

 

Saiba quem é

 

A deputada Lívia Duarte se define como uma mulher de origem humilde. Nascida no Guajará I, periferia da cidade de Belém, integra a Primavera Socialista e se tornou, em 2023, a primeira deputada estadual preta da história do Pará, com 28.817 votos. Lívia é mãe e madrastra, além de militante socialista, feminista e antirracista, graduada em Direito e graduanda em Psicologia.

 

A deputada iniciou sua militância aos 13 anos de idade, atuando no movimento comunitário e popular. “Descendente de ribeirinhos, pescadores, trabalhadores em situação análoga à escravidão e indígenas”, foi “a primeira presidenta preta do diretório do Psol em Belém” e assessorou Edmilson Rodrigues, atual prefeito, em seus mandatos parlamentares.

 

Papo Reto

 

· As inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda-feira, 27, com provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

 

· O projeto que institui a vacinação nas escolas vai à sanção do presidente Lula (foto). O programa determina que equipes de saúde devem ir às unidades de ensino para imunizar as crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, oferecendo as doses previstas para cada idade.

 

· As voadoras Azul e Gol fecham parceria para compartilhar voos em rotas domésticas em que uma delas não atue.

        
· Mas ninguém explica se haverá algum impacto positivo na área onde todos reclamam: as absurdas tarifas.

        
· Muitos não sabem, mas o contribuinte pode destinar até 6% do seu imposto de renda devido para fundos estaduais e municipais vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Estatuto do Idoso.

 

· Isso permitiu que pessoas físicas doassem, já, R$ 35 milhões do IR para fundos do Rio Grande do Sul.

        
· Projeto-piloto do Drex, a moeda digital do Banco Central, entrará em segunda fase de testes; soluções tecnológicas serão sempre bem vindas, mas quem garantirá a privacidade dos cidadãos? 

 

· Ao contrário do que sempre se pensou, que o campo magnético do Sol se originava no núcleo central do astro, descobriu-se agora que o fenômeno é gerado, na verdade, a 'apenas' 30 mil quilômetros abaixo da sua superfície.


· A descoberta foi publicada esta semana na revista "Nature" e pode ajudar a compreender melhor os processos dinâmicos da estrela e, inclusive, prever com mais precisão as poderosas tempestades solares, que impactam na Terra.

 

· Acredite, países da Otan anunciaram a criação de um "muro de drones" na fronteira com a Rússia para "evitar provocações". 

 

Mais matérias OLAVO DUTRA