m maio, a coluna antecipou, com base em informações do Ministério de Portos e Aeroportos, a contratação de dois navios pela Secretaria Extraordinária para a COP30 para hospedar participantes da Conferência atracados no Porto da Sotave, em Outeiro. Na última quarta-feira, 16, o governo Federal confirmou a informação ao anunciar os navios de cruzeiro “MSC Seaview” e “Costa Diadema”. A contratação estava sendo analisada desde 2023 e prevê garantir 3,9 mil cabines, com o total de até 6 mil leitos.
Segundo o secretário Valter Correia, as embarcações vêm se somar às diversas soluções de hospedagem para delegações da ONU, observadores, organizações sociais, academia e empresariado.
As acomodações serão disponibilizadas por etapas, conforme acordo entre o Brasil e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em todas as modalidades: setor hoteleiro, aluguel por temporada e navios, dentre outros que fazem parte do conjunto de soluções de hospedagem.
A ONU mediará a oferta junto aos países-partes da Convenção-Quadro. Na primeira etapa, a oferta será realizada, por meio da plataforma, aos 98 países ‘menores em desenvolvimento’ e países insulares, com diárias de até U$ 220. Na etapa seguinte, os demais países poderão adquirir acomodações por até US$ 600.
Chamamento público
A solução foi viabilizada após a contratação da Embratur, em abril, para a modelagem, contratação e gestão da operação. A agência selecionou, por meio de chamamento público, a operadora de viagens Qualitours, responsável por contratar os navios, além de comercializar suas cabines.
O “Costa Diadema” é operado pela empresa Costa Crociere, tem 1,8 mil cabines e 4,5 mil leitos; e o “MSC Seaview”, propriedade e operação da MSC Cruzeiros, tem 2 mil cabines e 5 mil leitos. O contrato foi firmado com a Embratur e articulado pela Casa Civil da Presidência da República e as empresas de cruzeiro e a hospedagem será para delegações internacionais, representantes de países em desenvolvimento e equipes da ONU, para os quais parte dos leitos será reservada.
Segundo o governo federal, o contrato tem valor total de R$ 263 milhões, com desembolso inicial estimado em R$ 30 milhões, destinado à garantia da operação e à contratação da Embratur, que receberá R$ 3,7 milhões pelo serviço.
Logística e nova ponte
As embarcações permanecerão atracadas no Terminal Portuário de Outeiro, que está em processo de revitalização e será um dos legados da COP30 para o desenvolvimento local e regional. Uma nova ponte, sobre o rio Maguari, que liga Icoaraci a Outeiro, garantirá o acesso entre o terminal e os locais oficiais da conferência, estimado em 30 minutos.
A nova ponte ligará os distritos de Icoaraci e Outeiro, tem 230 metros de extensão, 11,20 metros de largura e dois vãos de 117 metros para navegação. As obras começaram em setembro do ano passado, com recursos do tesouro estadual e está programada para ser concluída em 12 meses. A ponte está sendo construída em estrutura mista de aço e concreto, conectando a avenida Augusto Montenegro, à altura do conjunto Maguari, à avenida Governador Hélio Gueiros, conhecida como 40 Horas. Além da ponte, também serão executados caminhos de acesso, buscando melhorar o fluxo viário entre essas importantes vias da capital.
O Ministério de Portos e Aeroportos e a Companhia Docas do Pará vão investir cerca de R$ 497,7 milhões, para ampliar e modernizar o Porto de Outeiro. A reforma do porto consiste na construção de dolfins de atracação e amarração, onde ficarão ancorados os transatlânticos.
Cruzeiros cancelados
Com a divulgação oficial da contratação dos navios, os passageiros do “Costa Diadema”, que sairia de Savona, na Itália, em 8 de novembro, com destino a Santos, no Brasil, foram comunicados por e-mail sobre o cancelamento, em uma viagem que duraria 21 dias. Como alternativa, a empresa ofereceu uma reserva no navio “Costa Favalosa”, que sai seis dias antes de Gênova, no dia 2 de novembro.
Papo Reto
•Depois da “lavagem histórica” imposta ao Coritiba em pleno “Couto Pereira”, sábado, resta ao técnico do Paysandu, Claudinei Oliveira (foto), tirar a prova dos nove dessa arrancada bicolor tida e havida como improvável dias atrás.
•O leão a ser abatido - pelo Paysandu - nesta semana é o Amazonas, que ontem venceu seu compromisso dentro de casa e acabou ajudando a equipe paraense, que está fora da zona de rebaixamento por um triz.
•O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Pará abre hoje uma agenda de visitas às delegacias de Belém.
•A ideia é esclarecer aos servidores sobre as irregularidades identificadas no projeto de lei que trata da progressão funcional e da classe especial na carreira policial.
•Segundo o sindicato, são seis os principais prejuízos do projeto, um deles, a extinção de vantagens individuais, direitos relacionados à natureza e local de trabalho e bloqueio de promoções, entre outros.
•As visitas incluem a Seccional Urbana da Marambaia, a Divisão Especializada em Meio Ambiente, no Atendimento à Mulher, Divisão de Homicídios, de Repressão ao Crime Organizado e a Divisão de Narcóticos.
•Em Salinópolis e cidades vizinhas, veranistas e turistas estão descontentes com o atendimento médico disponibilizado no Hospital Regional e são obrigados a procurar assistência médica em Capanema e Castanhal.
•A promessa do Estado de manter a Secretária de Saúde à frente do atendimento foi promessa de verão. A crise é braba.
•O que se diz é que o hospital dispõe de apenas um médico no plantão, o que causa espera de oito a dez horas nos atendimentos médicos.
•E pensar que Salinas é a vitrine turística do Pará, frequentada por autoridades públicas e pela elite política e econômica, sobretudo neste período.