Contratação de navios para hospedagem deve garantir cerca de 6 mil leitos durante a COP30

“Costa Diadema” e “MSC Seaview” ficarão fundeados em Outeiro, cujo porto está sendo adaptado ao custo de quase meio bilhão com recursos do Ministério de Portos e da CDP.

21/07/2025, 08:00
Contratação de navios para hospedagem deve garantir cerca de 6 mil leitos durante a COP30
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m maio, a coluna antecipou, com base em informações do Ministério de Portos e Aeroportos, a contratação de dois navios pela Secretaria Extraordinária para a COP30 para hospedar participantes da Conferência atracados no Porto da Sotave, em Outeiro. Na última quarta-feira, 16, o governo Federal confirmou a informação ao anunciar os navios de cruzeiro “MSC Seaview” e “Costa Diadema”. A contratação estava sendo analisada desde 2023 e prevê garantir 3,9 mil cabines, com o total de até 6 mil leitos.

 

Obras de reforma do Porto de Outeiro estarão concluídas a tempo de receber os dois navios de cruzeiro durante a Conferência da ONU/Fotos: Divulgação.

Segundo o secretário Valter Correia, as embarcações vêm se somar às diversas soluções de hospedagem para delegações da ONU, observadores, organizações sociais, academia e empresariado. 

As acomodações serão disponibilizadas por etapas, conforme acordo entre o Brasil e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em todas as modalidades: setor hoteleiro, aluguel por temporada e navios, dentre outros que fazem parte do conjunto de soluções de hospedagem.  

A ONU mediará a oferta junto aos países-partes da Convenção-Quadro. Na primeira etapa, a oferta será realizada, por meio da plataforma, aos 98 países ‘menores em desenvolvimento’ e países insulares, com diárias de até U$ 220. Na etapa seguinte, os demais países poderão adquirir acomodações por até US$ 600.  

Chamamento público 

A solução foi viabilizada após a contratação da Embratur, em abril, para a modelagem, contratação e gestão da operação. A agência selecionou, por meio de chamamento público, a operadora de viagens Qualitours, responsável por contratar os navios, além de comercializar suas cabines.  

O “Costa Diadema” é operado pela empresa Costa Crociere, tem 1,8 mil cabines e 4,5 mil leitos; e o “MSC Seaview”, propriedade e operação da MSC Cruzeiros, tem 2 mil cabines e 5 mil leitos.   O contrato foi firmado com a Embratur e articulado pela Casa Civil da Presidência da República e as empresas de cruzeiro e a hospedagem será para delegações internacionais, representantes de países em desenvolvimento e equipes da ONU, para os quais parte dos leitos será reservada.

 Segundo o governo federal, o contrato tem valor total de R$ 263 milhões, com desembolso inicial estimado em R$ 30 milhões, destinado à garantia da operação e à contratação da Embratur, que receberá R$ 3,7 milhões pelo serviço.   

Logística e nova ponte 

As embarcações permanecerão atracadas no Terminal Portuário de Outeiro, que está em processo de revitalização e será um dos legados da COP30 para o desenvolvimento local e regional.  Uma nova ponte, sobre o rio Maguari, que liga Icoaraci a Outeiro, garantirá o acesso entre o terminal e os locais oficiais da conferência, estimado em 30 minutos.

A nova ponte ligará os distritos de Icoaraci e Outeiro, tem 230 metros de extensão, 11,20 metros de largura e dois vãos de 117 metros para navegação. As obras começaram em setembro do ano passado, com recursos do tesouro estadual e está programada para ser concluída em 12 meses. A ponte está sendo construída em estrutura mista de aço e concreto, conectando a avenida Augusto Montenegro, à altura do conjunto Maguari, à avenida Governador Hélio Gueiros, conhecida como 40 Horas. Além da ponte, também serão executados caminhos de acesso, buscando melhorar o fluxo viário entre essas importantes vias da capital. 

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Companhia Docas do Pará vão investir cerca de R$ 497,7 milhões, para ampliar e modernizar o Porto de Outeiro.  A reforma do porto consiste na construção de dolfins de atracação e amarração, onde ficarão ancorados os transatlânticos.  

Cruzeiros cancelados 

Com a divulgação oficial da contratação dos navios, os passageiros do “Costa Diadema”, que sairia de Savona, na Itália, em 8 de novembro, com destino a Santos, no Brasil, foram comunicados por e-mail sobre o cancelamento, em uma viagem que duraria 21 dias.  Como alternativa, a empresa ofereceu uma reserva no navio “Costa Favalosa”, que sai seis dias antes de Gênova, no dia 2 de novembro.  

Papo Reto

Depois da “lavagem histórica” imposta ao Coritiba em pleno “Couto Pereira”, sábado, resta ao técnico do Paysandu, Claudinei Oliveira (foto), tirar a prova dos nove dessa arrancada bicolor tida e havida como improvável dias atrás.

•O leão a ser abatido - pelo Paysandu - nesta semana é o Amazonas, que ontem venceu seu compromisso dentro de casa e acabou ajudando a equipe paraense, que está fora da zona de rebaixamento por um triz.

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Pará abre hoje uma agenda de visitas às delegacias de Belém.

•A ideia é esclarecer aos servidores sobre as irregularidades identificadas no projeto de lei que trata da progressão funcional e da classe especial na carreira policial.

Segundo o sindicato, são seis os principais prejuízos do projeto, um deles, a extinção de vantagens individuais, direitos relacionados à natureza e local de trabalho e bloqueio de promoções, entre outros.

•As visitas incluem a Seccional Urbana da Marambaia, a Divisão Especializada em Meio Ambiente, no Atendimento à Mulher, Divisão de Homicídios, de Repressão ao Crime Organizado e a Divisão de Narcóticos.

Em Salinópolis e cidades vizinhas, veranistas e turistas estão descontentes com o atendimento médico disponibilizado no Hospital Regional e são obrigados a procurar assistência médica em Capanema e Castanhal.

•A promessa do Estado de manter a Secretária de Saúde à frente do atendimento foi promessa de verão. A crise é braba.

O que se diz é que o hospital dispõe de apenas um médico no plantão, o que causa espera de oito a dez horas nos atendimentos médicos.

•E pensar que Salinas é a vitrine turística do Pará, frequentada por autoridades públicas e pela elite política e econômica, sobretudo neste período.

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