"Lambreta" deixa visitantes sem atendimento em Mosqueiro; centro de serviço vira barraca de praia.

Prédio inteiramente reformado na administração passada perde a finalidade administrativa para ponto comercial; Agência Distrital não se manifesta e tem um caso de Polícia.

05/03/2024, 08:00

Moradores conseguiram convencer a gestão anterior a reformar o prédio abandonado e saqueado, mas a atual “entregou o serviço”/Fotos: Divulgação-Redes


A

 

bucólica Ilha de Mosqueiro, a pouco mais de 52 quilômetros de Belém, conhecida pelas belezas naturais e atrativos turísticos e um dos balneários mais concorridos nas férias de julho e mesmos nos finais de semana comuns, parece fadada à condição de “patinho feio” dos distritos de Belém - se bem que os demais - Icoaraci e Outeiro - não têm melhor sorte.

 



Caso de Polícia

 

Veja só: o Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Praia do Chapéu Virado, virou caso de Polícia. A denúncia foi levada à Prefeitura de Belém e registrada na Delegacia Virtual por um morador da área do Ariramba.

 

O prédio está sob gestão da Secretaria de Turismo, a BelémTur, e foi revitalizado em 2014, na administração Zenaldo Coutinho, atendendo a pedidos insistentes de moradores e denúncias nas redes sociais à época. Além de abandonado, vinha sendo dilapidado diariamente, mas teve recuperados cobertura, parte elétrica e hidráulica, pintura geral e banheiro.

 

Função comercial

 

Seria o Centro de Atendimento ao Turista da BelémTur; só que não. Por razões não explicadas até agora, o prédio ganhará uma função comercial, ou seja, vai virar bar e restaurante à beira da praia. Não se sabe como se deu o processo de transformar um prédio público em um estabelecimento particular com finalidade comercial, mas, pelas informações, será a segunda unidade do restaurante “Lambretta 62” no Chapéu Virado.

 

O retrato nu e cru

 

Vídeos recebidos pela coluna mostram os dois momentos do prédio - abandonado, provocando a denúncia em uma rede social de um morador local, e reformado -, prestes a entrar em “operação gastronômica”, por assim dizer. Até agora, a Agência Distrital não atendeu ao pedido de esclarecimento da coluna.

 

Só Nossa Senhora do Ó na causa.



 

Papo Reto

 

Leitor atento da coluna lembra que à suposta lista de candidatos à vaga do conselheiro Sérgio Leão no TCM deve ser acrescentado o nome do cartorário Luiziel Guedes (foto), atual chefe da Casa Civil do governo  

 

 Diz o leitor que a vitaliciedade é sonho de consumo de Guedes, independente de qual seja o tribunal, sem falar que é nome muito bem considerado pela deputada Elcione Barbalho. Dado o recado.

 

Todo mundo está careca de saber na Editora da UFPA que o projeto inicial da obra de construção da tal sala de cinema foi idealizado por Simone Neno, que dirigiu a editora de 2009 a 2016 e hoje atua como coordenadora editorial. 

 

O início das obras do prédio representa a realização de um sonho antigo, que é ter um prédio para atender tanto profissionais que atuam no órgão quanto ao público. Simone Neno vem a ser mulher do reitor da UFPA.

 

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz indica que a vacina BCG, contra a tuberculose, é ineficaz em adultos.

 

Mistério na Via Láctea: onda gigante se move sem explicação. Conhecida como "Onda Radcliffe”, essa formação estelar funciona como um "berçário de estrelas" na Via Láctea.

 

A Secretaria Nacional de Políticas Penais, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, transferiu 23 presos de penitenciárias federais, entre os quais Fernandinho Beira-Mar, líder da facção criminosa Comando Vermelho.


Pesquisadores alemães apresentam o robô humanoide mais avançado do mundo, dotado de inteligência artificial, apto a transportar objetos e até fazer cafezinho.

Mais matérias OLAVO DUTRA