governo do Pará anunciou na terça-feira, 25, o que considera ser uma grande novidade no paisagismo dos parques lineares nas avenidas Visconde de Souza Franco, a Doca, no Reduto, e em Tamandaré, Cidade Velha, obras em andamento que integram o pacote de “melhorias” da cidade para a COP30, em Belém: artificial. A novidade foi anunciada pela vice-governadora Hana Ghassan em visita às obras dos parques Nova Doca e Nova Tamandaré, naquele dia.
Traduzindo: os paisagistas utilizam restos de estruturas para simular trepadeiras mescladas com árvores artificiais. São eco-árvores.
"Esse conceito foi desenvolvido pela arquiteta Naira Carvalho, da Secretaria de Obras, e prevê união estética, funcionalidade e reaproveitamento de materiais. Além de reciclar resíduos da construção civil, as eco-árvores ajudam a reduzir a temperatura e melhorar a paisagem urbana".
Concreto e calor
O projeto prevê a instalação de 88 dessas estruturas no Parque Linear Nova Doca e 100 no Parque Linear Nova Tamandaré. Atualmente, três eco-árvores já estão em funcionamento na quadra 1 da Nova Doca e até o final de março este número deve chegar a nove.
Todos que conhecem as duas avenidas sabem que elas têm características marcantes, e por terem um canal no meio delas, são desprovidas de grama, muito menos mais grandes ou sombra. É concreto e asfalto e muito calor.
Com quase 70% de serviços executados, a primeira quadra do parque linear, entre as avenidas Marechal Hermes e Pedro Álvares Cabral-Rua Belém, já está com o paisagismo sustentável.
Jardins filtrantes
Na visita de Hana foi revelado que a quadra 1 da Nova Doca já recebeu árvores transplantadas das obras de macrodrenagem e saneamento do Canal União e da Nova Rua da Marinha, investimentos da COP 30. Também foi apresentado o sistema de tratamento de efluentes por wetlands , os chamados “jardins filtrantes”, que utilizam plantas para purificar a água, causando impactos ambientais de forma econômica e eficaz.
As raízes de plantas como o Lírio da Amazônia e a Cana da Índia sugam as impurezas do canal e se desenvolvem em forma de oxigênio não poluente.
Além da grama "amendoim", uma vegetação que melhora a qualidade do solo, retirando impurezas, a obra da Nova Doca terá biovaletas, que são estruturas consideradas Soluções Baseadas na Natureza. Elas acumulam e filtram a água das chuvas, evitando alagamentos e entupimento das valas e bueiros.
Controle de maré
A construção do Parque Linear de Tamandaré é uma parceria do governo do Pará com o governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, e tem 1,2 milhas de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das condutas para controle da maré, para evitar inundações.
Uma foto capturada por um morador dessa avenida, divulgada na terça-feira, 25, colocou muitas dúvidas em relação às obras de Tamandaré: algumas partes sobre o canal estão sendo cobertas por calçamento em concreto e serão transformadas em pequenas praças. A dúvida vem junto com a tão conhecida combinação, em Belém, de chuva forte e maré alta, e se esse calçamento irá resistir ao primeiro inverno amazônico.
Papo Reto
·A briga na família do ex-deputado Wladimir Costa (foto) é real e oficial. O sobrinho dele fez uma postagem no Instagram na qual afirma que o tio estaria tentando se desfazer de veículos nos quais tem concessão.
·Seria a rádio Povo FM, antiga Metropolitana FM, dial 94.3 FM, e a TV, canal 17, que Wlad estaria negociando com o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, segundo o sobrinho Wesley Costa, mas ainda não houve acordo.
·Não é a primeira vez que Wlad passa em frente de emissoras de rádio se sua propriedade. Ele já repassou a Rádio Sorriso, de Icoaraci, e a Princesa, de Capanema, para a deputada federal Renilce Nicodemos e a Rádio Umari, de Marituba, para a prefeita Patrícia Alencar.
·A direção da Fiepa participou ontem, em Brasília, da edição 30 da Agenda Legislativa da Indústria, na Câmara dos Deputados, com pauta destacando tributação, sustentabilidade, política industrial, inovação, comércio exterior e relações do trabalho.
·O presidente do Sistema Fiepa, Alex Carvalho, e Francisco Victer, presidente do Conselho Temático de Assuntos Legislativos, teriam apresentado no ato que reuniu lideranças empresariais de todo o Brasil.
·A Agenda reúne 135 projetos de lei acompanhados e monitorados pela Confederação Nacional da Indústria, 90 deles de interesse geral do setor industrial paraense.
·A pesquisa da operadora Tim se destacou para o entendimento sobre como os brasileiros incorporam a inteligência artificial na rotina obteve 85 mil respostas de clientes de todo o Brasil e destacou o Pará.