Thiago Araújo se muda para o Republicanos e anuncia pré-candidatura à sucessão de Edmilson Rodrigues

Parlamentar deixa Cidadania depois de 12 anos; partido originado do antigo PPS amplia estratégia para se tornar grande força no Estado.

21/03/2024 13:15
Thiago Araújo se muda para o Republicanos e anuncia pré-candidatura à sucessão de Edmilson Rodrigues
D


epois de 12 anos no partido Cidadania, originário do antigo PPS, o deputado estadual Thiago Araújo trocou de sigla. Ele assinou na tarde desta quarta-feira, 20, em Brasília, a ficha de filiação ao Republicanos, presidido pelo deputado federal Marcos Pereira, de São Paulo, que abonou pessoalmente a ficha de filiação de Thiago Araújo.


Além do prefeito, candidato à reeleição, apenas Thiago Araújo e Silvia Letícia se posicionam como pré-candidatos. Eder Mauro é uma incógnita/Fotos: Divulgação.

O deputado foi a Brasília um dia depois de ter obtido na Justiça Eleitoral uma decisão liminar favorável na Ação de Justificação de Desfiliação Partidária de número 0600020-06.2024.6.14.0000, na qual o relator, o juiz federal José Airton de Aguiar Portela, concedeu decisão favorável, na forma de tutela de urgência, para a desfiliação sem perda do mandato eletivo de deputado.

 

Thiago Araújo justificou sua saída do Cidadania onde, segundo ele, a situação se tornou insustentável, com muitas perseguições internas, principalmente depois que a legenda se uniu ao PSDB.

 

Pré-candidatura em Belém

 

Com a mudança de partido, Thiago Araújo também confirmou que, agora pelo Republicanos, é pré-candidato à Prefeitura de Belém. Ele disse ainda que vai oficializar essa condição de pré-candidato em breve, com um ato específico para isso, junto à militância da nova sigla, que está em movimentação para fortalecer suas bases nas principais cidades brasileiras, incluindo Belém.

 

Embora o Republicanos seja visto como um partido de centro-direita, Thiago Araújo garante que as diretrizes estão em consonância com valores que ele tem defendido. “Estou muito feliz por ingressar na família republicana, um partido de valores, de princípios, de pessoas corretas, trabalhadoras e que querem desenvolver Belém, o Pará e o nosso País”, foi a fala ao divulgar a nova casa política. Thiago Araújo está no terceiro mandato de deputado estadual, e começou a carreira política como o vereador mais jovem da história da Câmara de Belém.

 

Pulverização de cenário

 

A confirmação da pré-candidatura de Araújo, ao mesmo tempo em que se soma para pulverizar o cenário de oponentes ao atual prefeito, Edmilson Rodrigues, mostra que ainda há muitas confirmações a serem feitas até a largada oficial do pleito eleitoral.

 

Oficialmente declarados pré-candidatos, há apenas três nomes: o do próprio prefeito de Belém, que tentará a reeleição; o de Igor Normando, confirmado em ato solene de filiação ao MDB pelo governador Helder Barbalho e, agora, o de Thiago Araújo, pelo Republicanos.

 

Nos bastidores, as coisas fervem, tudo é esquisito e pouca coisa é oficial. O deputado estadual Zeca Pirão, nome do MDB que aparecia melhor pontuado nas pesquisas, se quiser ser candidato a prefeito de Belém deverá trocar de partido. O mesmo ocorre com o federal José Priante, que andou se mostrando em outdoors de publicidade de emendas parlamentares por diversos pontos da cidade. Eder Mauro, do PL, deixa no ar a candidatura...

 

A vereadora Sílvia Letícia, do Psol, chegou a anunciar uma pré-candidatura, com as devidas garantias de expulsão de seu partido e, por assim dizer, afrontar a ala do prefeito Edmilson Rodrigues. A confirmação, porém, só virá se ela arrumar um novo lar político.

 

Papo Reto

 

Alex Carvalho (foto), pela Fiepa, e José Maria Mendonça, pelo Centro das Indústrias do Pará, assinam nota manifestando indignação diante da ausência de um representante do Pará na diretoria da Agência Nacional da Mineração, ANM, que regula, outorga e fiscaliza o setor mineral do País.

 

É o mais do mesmo em se tratando do Pará, onde a mineração responde por 84% das exportações do Estado e contribui significativamente para a economia nacional - e nada mais. A métrica continua vindo de cima

 

O Novo plano de prevenção e combate à violência contra a mulher do governo junta nove ministérios com verba de R$ 2,5 bilhões para 73 ações.

 

A defasagem no preço dos combustíveis voltou a tirar o sono dos dirigentes da Petrobras, uma vez que a queda de popularidade do governo chegou aos piores níveis desde o início de 2023.

 

 O que se diz é que uma das alternativas do presidente seria sangrar a estatal por algum tempo, evitando o reajuste.

   

A Petrobras certamente perderá mais alguns bilhões no seu valor de mercado e, quanto mais demorar, mais caro ficará o ajuste no futuro.


Cientistas do Reino Unido desenvolveram um exame de sangue, por picada no dedo, capaz de detectar em menos de 10 minutos as proteínas associadas ao Alzheimer.

 

Espera-se, para breve, que novos testes também consigam detectar outros biomarcadores de saúde: fertilidade feminina, alergias alimentares, diabetes e resistência antimicrobiana. 

 

As inscrições para a etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2024 vão até o dia 31 deste mês.


Os primeiros colocados da etapa regional poderão participar da etapa nacional, no segundo semestre, na qual concorrerão com competidores de todo o País. 

Mais matérias OLAVO DUTRA