Prova de fogo de Daniel Santos será ocupar o mesmo palanque com Eder Mauro e Bolsonaro, em Belém

Ex-presidente estará presente ao lançamento da candidatura do delegado à prefeitura; será que o prefeito "chegará junto?"

27/04/2024 11:40

Carol Costa é presidente do PL em Ananindeua e pessoa da confiança de Eder Mauro/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.


O


jurista João Mangabeira, criador do Partido Socialista Brasileiro (PSB), deve ter se debatido no túmulo ao ver sua criatura se associar ao PL, partido de extrema de direita, em Ananindeua, cidade da Região Metropolitana de Belém, com a nomeação, pelo prefeito Daniel Santos, quinta-feira, 24, de Laura Pereira Arruda da Costa como assessora especial DAS-06 na Secretaria de Administração.

 

Laura é filha de Carol Costa, presidente do PL em Ananindeua e pessoa de extrema confiança do deputado federal Eder Mauro, presidente estadual do partido. Laura vai ganhar um salário de R$ 2.025,00 para emprestar o nome à gestão Daniel Santos, que tem nomeado novos aliados em cargos antes ocupados por indicados dos vereadores Bolinha e coronel Osmar, agora oposição ao prefeito.

 

Os desempregados de Bolinha e Osmar, por sua vez, devem ocupar cargos na Companhia de Portos e Hidrovias, de onde o pessoal do prefeito foi afastado pelo governador Helder Barbalho. Trocando em miúdos, todo mundo segue municiado; o que mudou foi apenas a origem da artilharia - e a guerra continua seu curso.

 

A “leitura” sobre a aproximação de Daniel da direita de Eder Mauro ganhou as mídias nas redes sociais e impressa nos últimos dias com a mesma mensagem que trata a abertura da coluna: uma espécie de espanto. Dia desses, o antes todo poderoso José Dirceu andou falando o que muita gente enxergou como “asneira”, mas é fato: o presidente Lula deixou de ser “esquerda” para posicionar seu governo no “centro direita”, como forma de se adequar em um Congresso adverso.

 

Crônica anunciada

 

Sem querer ser “boa demais, nem pretensiosa”, como diria o escritor inglês de origem indiana, Rudyard Kipling, a Coluna Olavo Dutra antecipou esse movimento meses atrás. Dava conta de um suposto encontro entre o prefeito Daniel Santos e o deputado federal Eder Mauro que envernizou um acordo de cooperação política, por assim dizer, pelo qual Daniel emprestaria apoio à possível candidatura do delegado em Belém em troca de apoio correspondente em Ananindeua.  

 

Jogo de conveniências

 

O partido do Deus, Pátria e Família, liderado em âmbito nacional pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, nada tem a ver com os princípios "representativo, de liberdade sindical e de organização partidária, de saúde pública, ensino gratuito, reforma agrária, estímulo à industrialização e apoio ao divórcio” defendidos nos anais de criação do PSB.

 

Não há, pelo menos até o momento, movimentos em outras cidades do País que mostrem a associação entre essas duas siglas na formação de aliança para as eleições deste ano. E, no caso específico de Ananindeua, a aliança de conveniência terá como contrapartida o empenho do Dr. Daniel na campanha de Eder Mauro para a Prefeitura de Belém.

 

Dia do “ora veja”

 

O ato de lançamento da candidatura do deputado federal Eder Mauro contará, inclusive, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que confirmou viagem à capital do Pará apenas para prestigiar o evento. Resta saber se o prefeito de Ananindeua irá integrar o time de recepção ao ex-presidente, que não raramente tem alijado de seus palanques quem brinca de aproximação com o PL somente por conveniência e oportunismo.

 

Mais matérias OLAVO DUTRA