Pará vira sede do governo geral da Congregação Barnabita, em Benevides; superior é paraense.

Nascido em Capitão Poço, padre José Andraci veio de Fortaleza e passou a despachar no Seminário Mãe da Divina Providência.

15/07/2023, 08:00
Pará vira sede do governo geral da Congregação Barnabita, em Benevides; superior é paraense.
N

 

unca na história, desde que os jesuítas aportaram por estas plagas, o Pará sediou o governo geral da província de uma congregação religiosa da Igreja Católica.  Acontece agora, que o Superior da Província Brasileira dos Padres Barnabitas, ligado aos Clérigos Regulares de São Paulo, padre José Andraci, nascido em Capitão Poço, nordeste do Estado, passou a despachar no Seminário Barnabita Mãe da Divina Providência, localizado às margens da Rodovia BR-316, em Benevides, Região Metropolitana de Belém. 

Padre José estava baseado em Fortaleza, no Ceará, onde os religiosos da ordem atuam há muito tempo junto à arquidiocese local.


Padre José Andraci, Superior da Província Brasileira dos Padres Barnabitas, passou a despachar a partir do seminário da congregação, em Benevides, região da Grande Belém/Fotos: Divulgação.

 Governo mundial

 

No tema: poucos sabem, mas o Pará também é sede do governo mundial de uma congregação religiosa, caso único e raro. Trata-se da Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, fundada pelo bispo barnabita Dom Eliseu Corolli há quase 100 anos.

A sede do Governo Central está em Bragança, de onde despacha a Madre Geral na Casa Geral, a partir de um imponente prédio localizado na Praça da Catedral da Pérola do Caeté.

 

Mais matérias OLAVO DUTRA