Líder do governo, Iran Lima apresenta relatório em 10 minutos e confirma Ann Pontes à vaga no TCM

Oposição teve voto rejeitado por maioria; como novo relator, indicação segue, com a concorrência do advogado Elcias Silva.

07/05/2024 12:15
Líder do governo, Iran Lima apresenta relatório em 10 minutos e confirma Ann Pontes à vaga no TCM
A

  

 indicação da ex-deputada Ann Pontes, mulher do ex-chefe da Casa Civil do governador Helder Barbalho Parsifal Pontes para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios, segue os trâmites na Assembleia Legislativa, apesar da movimentação da oposição que tentou, em vão, barrar. Hoje, sorteado como relator do processo, o deputado Rogério Barra, do PL, apresentou o documento contrário à indicação. 


Rogério Barra foi voto vencido. Convocado, Iran Lima (centro), líder do governo, definiu a situação/Fotos: Divulgação.

Como era previsível, o relatório de Barra foi rejeitado por ampla maioria - apenas o deputado do PL votou a favor. Seguindo os trâmites, diante da rejeição do relatório inicial, um novo relator é indicado. O deputado Eraldo Pimenta apontou Iran Lima, que é o líder do governo na Casa.  Em dado momento do processo, deputados da situação solicitaram a suspensão da sessão. Em aproximadamente 10 minutos, Iran Lima trouxe novo relatório, não gerando surpresa para ninguém.

 

Tempo não para

 

O fato é que, por conta do tempo exíguo, tudo indica que o relatório já estava pronto. Os deputados votaram e aprovaram por maioria, com voto contrário, novamente, apenas de Rogério Barra.  Por outro lado, o parecer da indicação de Elcias Oliveira da Silva, que também concorre ao cargo, foi aprovado por unanimidade. O relatório foi do deputado Nílton Neves.

 

Há concorrência?

 

Ann Pontes e Elcias Silva agora vão seguir para a arguição, no plenário, na próxima terça-feira. Na sessão de hoje, estavam presentes os deputados Rogério Barra, Eliel Faustino, Renato Oliveira, Lu Ogawa, Martinho Carmona, Dirceu Ten Caten, Ana Cunha, Nilton Neves, Eraldo Pimenta, Iran Lima e Gustavo Sefer.

 

Mais matérias OLAVO DUTRA