Polícia Civil abre protestos contra governo Helder com a entrega de "coletes balísticos vencidos"

Delegados dizem em comunicado que ideia é expor "os desafios da categoria, a despeito do que é divulgado por meio da mídia oficial".

04/05/2024 08:00
Polícia Civil abre protestos contra governo Helder com a entrega de
A

 

gora dói no bolso: a Associação e o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Pará, que, no curso dos cinco anos governo Helder Barbalho, pareciam felizes e satisfeitos, decidiram desencadear uma série de ações coordenadas em protesto contra as frustradas tentativas de negociação de diversas demandas de interesse das duas categorias.


Primeiro ato deve confrontar policiais e o delegado-geral, Walter Rezende/Fotos: Divulgação.

A decisão saiu de uma assembleia geral extraordinária promovida dois dias atrás. Em nota encaminhada à Coluna Olavo Dutra, as entidades destacam que decidiram, “por maioria de votos, iniciar imediatamente uma série de atos de protesto e reivindicações por melhorias das condições de trabalho, expondo à sociedade os desafios que a categoria enfrenta, a despeito do que é divulgado por meio da mídia oficial”.  

 

Coletes balísticos

 

Segundo o comunicado, dentre os desafios identificados as entidades concluíram que muitas autoridades policiais estão trabalhando diariamente com seus coletes balísticos com prazo de validade vencido, expondo-se a riscos de morte, uma vez que não existe material disponível na delegacia geral para substituição do equipamento de proteção individual, fato confirmado através de consulta oficial.

 

Diante desse quadro, acrescenta o comunicado, o primeiro ato de protesto é a convocação de policiais ativos e inativos a comparecerem, “com traje forense preto”, à Delegacia-Geral de Polícia Civil na próxima segunda-feira, 6, para formalizar o “ato de entrega dos coletes balísticos vencidos”. A solenidade, por assim dizer, tem até orientações. Veja:

 


Pontos a ponderar

 

Decisão tomada e aprovada, valem algumas observações: fontes da coluna na Polícia Civil, espantadas com a decisão, observam que os coletes balísticos estão vencidos há mais tempo do que pretendem fazer crer, somente agora, diante da crise nas negociações com o governo, a Associação e o Sindicato. Na outra ponta, soa estranho que um dos principais mecanismos de defesa social da administração Helder Barbalho, justamente a Polícia Civil, não aparece como beneficiário dos investimentos do Estado, sabidamente avantajados exatamente no item equipamentos. Mas, cada um sabe onde o sapato aperta - e, em tempos em que agentes de segurança são alvo preferencial é melhor prevenir.

 

Papo Reto

 

· Descartado pela Assembleia Paraense, pela Dubai Eventos e pela direção do Hangar, a festa política programada pelo Partido Liberal para receber o casal Bolsonaro em Belém na próxima terça-feira será na Doca.

 

· Diante de tantas recusas, a direção do PL em Belém, ao comando do delegado Eder Mauro (foto) , nem se atreveu a consultar a Assembleia Legislativa, embora tenha cogitado a possibilidade.

 

· Deu nas redes sociais: maior empresa de tabaco do Brasil e do mundo, a British American Tobacco, que comprou a Souza Cruz, vai “diversificar sua produção”.

 

· Para tanto, fechou parceria estratégica, no final do ano passado, com a Organigram, empresa canadense de maconha, a cannabis.

 

· A British comprou parte da Organigram por preço equivalente a R$ 500 milhões.  

 

· A Adepará iniciou a emissão da Guia de Trânsito Vegetal do Dendê, que será utilizado para fiscalizar o transporte de cachos frescos do fruto desde a origem da matéria-prima até sua destinação final.

 

· política pública de rastreabilidade da palma de óleo no Estado planeja alcançar principalmente os atravessadores que atuam na região do Vale.

 

·  Como o poço secou cedo, quer dizer que as 6.372 obras listadas pelo governo no "novo" PAC serão bancadas com dinheiro de emendas parlamentares?

 

·  A grande mídia se esquiva de noticiar, mas as mortes por dengue passam de 2 mil desde o início do ano, embora 13 Estados e o Distrito Federal apresentem queda no número de casos.

 

· Vai uma sopa vegana projetada por Inteligência Artificial sabor tartaruga aí? A novidade é da empresa NotCo. 

 

Mais matérias OLAVO DUTRA