Elon Musk se une com gigante dos tratores John Deere para mudar agronegócio do Brasil, diz site

Acordo prevê levar conectividade ao campo e aumentar a eficiência na agricultura.

28/04/2024 11:00

Novas tecnologias estão a serviço do agro, como drones, mas a falta de conectividade causa embaraços/Foto e vídeo: Reprodução.


E


nquanto o mundo avança em modernização, muitas regiões, especialmente as rurais, enfrentam desafios devido à falta de conectividade. Essas áreas frequentemente ficam excluídas dos avanços tecnológicos. No entanto, uma mudança significativa está no horizonte com uma parceria inovadora entre a SpaceX, do bilionário Elon Musk, e a John Deere, uma das maiores empresas de máquinas agrícolas do mundo. O acordo promete ser um marco para o avanço tecnológico no campo, especialmente para o agronegócio brasileiro. As informações são do site Compre Rural.

 

A parceria estratégica entre os dois gigantes prevê aumentar a eficiência na agricultura, focando principalmente nas áreas rurais com acesso limitado à internet. Isso será possível através da integração do serviço de internet via satélite Starlink, da SpaceX, com as máquinas agrícolas produzidas pela John Deere, transformando a forma como a agricultura é conduzida em locais remotos.

 

SpaceX & John Deere


A Deere Company, conhecida como John Deere, anunciou recentemente uma parceria formal com a SpaceX, empresa liderada por Elon Musk, com o objetivo de disponibilizar serviços de conectividade via satélite - Satcom para o setor agrícola.

 

Utilizando a rede Starlink, referência no mercado, os agricultores que enfrentam problemas de conectividade nas áreas rurais poderão acessar plenamente as tecnologias de agricultura de precisão. O acordo permitirá que os clientes da John Deere aumentem a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade de suas atividades agrícolas, enquanto continuam a suprir suas comunidades e o mundo com alimentos, combustíveis e fibras, contribuindo para o sustento de uma população mundial em expansão.

 

O Starlink, negócio de Musk conhecido por sua capacidade de fornecer internet de alta velocidade em locais remotos, será uma grande mudança para os agricultores. “O valor da conectividade para os agricultores é mais abrangente do que qualquer ação individual já realizada. A conectividade desbloqueia enormes oportunidades que antes eram limitadas ou estavam indisponíveis”, afirmou Aaron Wetzel, vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere.

 

“Por exemplo, ao longo de todo o ano, os agricultores precisam concluir tarefas em janelas de tempo muito curtas. Esta dinâmica exige a execução de etapas de produção extremamente precisas, paralelamente à coordenação entre as máquinas e o gerenciamento do seu desempenho. Cada uma dessas áreas é aprimorada pela conectividade, o que torna toda a operação mais eficiente, eficaz e rentável”, completa.

 

Abrangência da aliança

 

Os planos ambiciosos de Elon Musk, que conta atualmente com cerca de 5,3 mil satélites em órbita e planeja expandir para 42 mil, têm a SpaceX continuamente buscando novos clientes ao redor do mundo. Nesse cenário, sua integração nos tratores da John Deere será particularmente relevante nos EUA e no Brasil, onde uma parte significativa das áreas rurais enfrenta baixo acesso à internet.

 

Nos Estados Unidos, aproximadamente 30% dessas áreas têm acesso limitado à internet, enquanto no Brasil esse número chega a mais de 70%, destacando a mudança que essa parceria trará para o agronegócio brasileiro.

 

A solução Satcom promoverá a conexão de equipamentos agrícolas novos e já em uso através de serviços de internet via satélite e terminais robustos. Essa tecnologia possibilita recursos como autonomia, compartilhamento de dados em tempo real, diagnósticos à distância, suporte técnico avançado e comunicação entre máquinas, melhorando a eficiência e o tempo produtivo dos agricultores.

 

A John Deere deve implementar a solução Satcom utilizando a rede de satélites de baixa órbita Starlink, da SpaceX. As concessionárias John Deere farão a instalação de terminais Starlink em máquinas compatíveis, que foram testadas para suportar condições agrícolas adversas, junto com um modem JDLink™ 4G LTE para conectar as máquinas ao John Deere Operations Center. O lançamento da solução Satcom será inicialmente restrito aos Estados Unidos e ao Brasil, começando no segundo semestre de 2024. E você, está preparado para o futuro do agronegócio brasileiro?

 

Papo Reto

 

Já não se trata de sinais de fumaça, mas de fatos que, segundo os servidores, foram denunciados ao Ministério Público e ao secretário de Saúde de Belém, Pedro Anaissi (foto), mas nada é resolvido.

 

Os servidores do PSM do Guamá se dizem vítimas de assédios e perseguições por parte da direção do hospital, principalmente depois da última paralisação. Quanto aos pacientes, o descaso salta aos olhos.

 

Pena que nem o Ministério Público dê ouvidos aos servidores, permitindo, por via indireta, que os desmandos se agigantem.

 

O governo federal publicou, finalmente, a portaria autorizando bancos a operarem o Desenrola Pequenos Negócios.

 

 Vai render: o comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen, disse não à inclusão do líder da Revolta da Chibata, João Cândido, em livro dos heróis da pátria.

 

A convocação da lista de espera do Fies foi prorrogada até 17 de maio.

Boletim InfoGripe diz que vírus sincicial respiratório supera covid-19 em mortes de crianças.

 

Aliás, a atualização do InfoGripe é clara, apontando para o aumento no número de novas internações por infecções respiratórias em praticamente todo o País.

 

Em livro, a Embrapa sugere 30 alternativas para reaproveitar pastagens degradadas. O volume de terras que podem voltar a ser produtivas equivale ao tamanho do Rio Grande do Sul. 


A voadora Azul, confirmou o recebimento de 13 novas aeronaves Embraer 195-E2, que passarão a compor sua frota, em investimento de mais de R$ 3 bilhões.

Mais matérias OLAVO DUTRA